Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/6988
Title: Relatório de supervisão pedagógica
Authors: Peixoto, Rosa Maria da Costa
Advisor: Aranha, Ágata Cristina Marques
Keywords: Estágios
Supervisão pedagógica
Reflexão
Observação
Avaliação
Issue Date: 5-Dec-2016
Abstract: A supervisão/Orientação de estágio, é uma condição de ação que nos proporciona vivenciar momentos de constante aprendizagem e evolução. Neste estudo, temos como principal propósito, aprofundar conhecimentos que nos levem a exercer a função de supervisão com mais rigor e competência. É do senso comum que avaliar não é tarefa fácil e que deve ser um processo metódico, bem planeado, organizado e o mais objetivo possível. Partindo deste pressuposto, o presente relatório pretende demonstrar a forma como procedemos na orientação e avaliação dos estagiários, e todas as dúvidas que sentimos ao longo de todo este processo onde a observação é um fator determinante. Assumindo a função de Orientadora, iniciámos todo o processo tendo por base os documentos orientadores fornecidos pela UTAD, tendo como pilar de ação a nossa formação teórico-prática adquirida, aleada à nossa experiência profissional. Procurámos desde o início assumir a postura de elo de ligação com a comunidade educativa, colaborando e incentivando, para que a busca do sucesso pedagógico através de uma reflexão constante, seja uma realidade. A estreita ligação estabelecida com os conselhos de turma, os diretores de turma e o grupo disciplinar, através da participação em reuniões, permitiu-lhes obter mais conhecimentos e adequar melhor as estratégias. A autonomia que lhes foi concebida, permitiu-lhes pôr em prática novas ideias, cometer erros e refletir sobre eles, pois só assim foi possível melhorar e adequar as estratégias à turma e aos alunos em particular. Dentro das minhas possibilidades, estive sempre disponível ao diálogo, à troca de ideias, de experiências e saberes, ao aconselhamento e à reflexão. A reflexão sistemática do professor, assume um papel fundamental no desenvolvimento de uma nova compreensão do seu ensino. É através da reflexão e da troca de conhecimentos que todos nós evoluímos e que a nossa ação pedagógica se torna mais rica e eficaz.
The apprenticeship supervision / leading, is a condition action which allows us to experience moments of constant learning and evolution. In this study, we have as main purpose, to advance knowledge that lead us to put into practice the supervision role more accurately and competently. It is common sense that is no easy task to assess and that it should be a methodical, well planned, organized and the most objective as possible. Under this assumption, this report seeks to show how we proceed in guiding and assessing trainees, and all the doubts we feel throughout this process where the observation is a key factor. Assuming the role of advisor, we started the whole process based on the guidance documents provided by UTAD, having as a pillar our theoretical and practical training as well as our experience. We tried from the beginning to assume the posture of a link with the educational community, helping and encouraging, so that the search for pedagogical success through constant reflection, is, in fact, a reality. The close link with the other teachers from the same class, the class representative and group colleagues, through participation in meetings, allowed them to get more knowledge and better matching of strategies. The autonomy that they were conceived, allowed them to implement new ideas, make mistakes and reflect on them, because only then we were able to improve and adapt strategies to that class and specific students. Within my possibilities, I was always open to dialogue, to the exchange of ideas, experiences and knowledge, to advice and reflection. A systematic analysis of the teacher plays a key role in developing a new understanding of their teaching. It is through reflection and exchange of knowledge that we all evolved and that our pedagogical action becomes richer and more effective.
Description: Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Supervisão Pedagógica
URI: http://hdl.handle.net/10348/6988
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_rmcpeixoto.pdf798,62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.