A utilização do blogue em contexto educativo: relato de uma experiência no pré-escolar e 1º CEB

Data
2016-12-06
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
As Tecnologias de Informação e Comunicação estão cada vez mais presentes na vida dos cidadãos e como tal devem também ser integradas no Ensino. A Internet torna-se igualmente uma importante fonte de informação que em muito pode ajudar os alunos a serem construtores do seu próprio conhecimento. No âmbito das tecnologias digitais, podemos ainda abordar as ferramentas Web 2.0 que possuem inúmeras potencialidades pedagógicas e podem ser exploradas das mais diversas formas. O blogue é um dos muitos exemplos de ferramentas Web 2.0 e tem diversas vantagens quando aplicado em contexto de sala de aula. É, portanto, necessário que os professores integrem estas ferramentas nas suas aulas de forma a tornarem o Ensino mais atrativo e diversificado, de forma a preparar os alunos para a sociedade tecnológica na qual estamos inseridos. Para além disto, o blogue é uma ferramenta que pode potenciar a participação dos pais/encarregados de educação. Neste Relatório Dissertativo procedemos à descrição e reflexão da Prática de Ensino Supervisionada no pré-escolar e no 1º CEB (1º Ciclo do Ensino Básico), destacando a criação e dinamização do blogue de turma nos dois contextos. Também apresentamos os resultados de um estudo realizado junto dos pais/encarregados de educação para percebermos a sua opinião acerca do blogue de turma no 1º Ciclo.
The Information and Communication Technologies are increasingly present in the daily lives of citizens and as such should also be integrated into education. The Internet also becomes an important source of information that can greatly help students being constructors of their own knowledge. In the context of digital technologies, we can still address the Web 2.0 tools that have numerous pedagogical potential and that can be exploited in many different ways . The blog is one of many examples of Web 2.0 tools and has several advantages when applied in the context of the classroom. Therefore, it is necessary for teachers to integrate these tools into their lessons in order the education more appealling and diverse, in order to prepare students for the technological society where we live. In addition, the blog is a tool that can enhance the participation of parents / guardians. This dissertative Report proceed to the description and reflection of Supervised Teaching Practice in preschool and 1st CEB (1st Cycle of Basic Education), highlighting the creation and promotion of the blog’s class in two contexts. We also present the results of a study conducted among parents / guardians to realize their opinion about the blog’s class of the 1st cycle.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Palavras-chave
Tecnologias da informação e comunicação , Educação pré-escolar , Ensino básico 1º ciclo , Pais , Blogue , Encarregados de educação
Citação