Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/7007
Title: A influência do contexto escolar no desenvolvimento das capacidades motoras em adolescentes dos 12 aos 15 anos
Authors: Fernandes, Daniel da Cruz
Advisor: Aranha, Ágata
Liberal, Paula
Keywords: Estágios pedagógicos
Educação física
Issue Date: 6-Dec-2016
Abstract: O Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, promove um complemento à formação do Mestrado, através de uma prática docente orientada e supervisionada efetuada numa escola pública, sendo este estágio o terminar da formação académica. O presente relatório final de estágio assume-se com requisito para a conclusão do Estágio Pedagógico e visa relatar a experiência resultante da lecionação da disciplina de Educação Física ao longo de um ano letivo a duas turmas do 3º Ciclo de ensino. O presente Relatório expõe todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo estando estruturado em dois capítulos, um de descrição e reflexão e um último referente a um artigo científico elaborado ao longo do ano referente à influência do contexto escolar para o desenvolvimento das capacidades motoras dos alunos. O primeiro capítulo, descritivo, engloba as expetativas iniciais em relação ao estágio pedagógico, descrição das atividades levadas a cabo ao nível do planeamento, realização e avaliação, a justificação das opções tomadas e ainda os conhecimentos adquiridos ao longo deste processo pedagógico. Nesta fase também foi realizada uma breve descrição da componente ético-profissional. Ainda no primeiro capítulo procuramos refletir sobre as aprendizagens efetuadas ao longo do ano, o compromisso com as aprendizagens dos alunos, a importância do trabalho individual e de grupo, a capacidade iniciativa e responsabilidade, as dificuldades sentidas e as formas de resolução, assim como o impacto do estágio na realidade do contexto escolar, prática pedagógica supervisionada, a diferenciação pedagógica e as conclusões referentes à formação inicial e as necessidades de formação contínua. No segundo e último capítulo expomos um trabalho realizado durante o ano letivo, intitulado “A influência do contexto escolar no desenvolvimento das capacidades motoras em adolescentes dos 12 aos 15 anos” apresentado em espaço público no “IV A escola hoje”. Em jeito de conclusão, este documento relata toda a experiência pessoal e profissional adquirida durante todo o ano de estágio.
The Master degree in Teaching Physical Education in basic and secondary education from Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, promotes a complement to the formation of the master’s degree, through a teaching practice oriented and supervised, performed in a public school, being this stage the end of the academic training. This final stage report assumes to be required to complete the Pedagogical stage and aims to report the teaching experience of Physical Education over a school year to two classes of the third cycle. The present report exposes all the work developed throughout the school year, being organized in two chapters; one made of description and reflection and the other one referring to an elaborate scientific article through the year, relative to the influence of the school context for the development of motor abilities of students. The first chapter involves the initial expectations regarding the Teaching Training, description of the activities undertaken to the planning level, implementation and evaluation, the justification of the choices made and also the knowledge gained through this learning process. In this phase was also realized a brief description of the ethical- professional component. Still in the first chapter we try to reflect about the learning made throughout the year, the commitment to the student learning, the importance of the individual and group work, the initiative and responsibility capacity, the difficulties experienced and the forms of resolution, As the stage impact in the reality of school context, supervised teaching practice, pedagogical differentiation and the conclusions referring to the initial formation and the needs of a continuous formation. In the second and final chapter we expose a work made during the school year, entitled « The influence of the school context in the development of motor skills in adolescents from the ages of 12 to 15 years» presented in public space called « IV the School Today».
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10348/7007
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_dcfernandes.pdf524,97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.