A canção como material didático na aprendizagem do léxico em ELE

Data
2016-12-09
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Este trabalho tem como principal objetivo salientar a importância da canção como recurso didático na aula de espanhol, língua estrangeira (ELE), visando a aprendizagem do léxico. Deste modo, na primeira parte deste trabalho serão tratados os aspetos relacionados com as noções gerais do léxico, a aprendizagem do léxico em ELE e as estratégias e tipos de atividades para praticar o léxico em ELE. Ainda, nesta parte, serão analisados sete manuais de ELE referentes ao nível inicial, (A1-A2) segundo o Quadro Comum de Referência para as Línguas (QCERL). Esta análise tem como objetivo averiguar se existe nos manuais uma variedade de atividades para trabalhar o léxico em ELE. Posteriormente, na segunda parte, será apresentado o interesse didático da canção e o seu aproveitamento na aula, assim como as teorias que defendem o papel que a canção tem na aprendizagem de uma língua estrangeira (LE). Nesta parte, também será realizada uma análise às canções incluídas nos manuais, com o intuito de averiguar se as atividades exploram a componente lexical. Na terceira e última parte deste trabalho serão apresentadas quatro propostas de atividades didáticas com canções que pretendem ser uma amostra de como se pode trabalhar quatro campos semânticos mediante a tipologia textual de uma canção.
This study aims to highlight the importance of using songs as a resource in teaching Spanish as a foreign language (FL) in order to acquire new vocabulary. Thus, in the first part of this work they will be treated aspects related with the general notions of the lexicon, the lexicon learning in a FL and the types of strategies and activities to practice vocabulary in a FL. Still, in this part they will be examined seven manuals of a FL related to the initial level (A1-A2) according to the Common Frame of Reference for Languages (CEFRL). This analysis aims to ascertain whether there is in textbooks a variety of activities to work in the FL lexicon. Later, in the second part it will display the educational interest of the songs and their use in the classroom, as well as theories that defend the role that songs have in the learning of a foreign language (FL). In this part it will be also an analysis of the songs included in textbooks, in order to determine if the activities explore the lexical component. In the third and last part of this work they will be presented four proposals of educational activities with songs that are meant to be a sample of how can be worked four semantic fields through the textual typology of a song.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Língua espanhola , Ensino/aprendizagem , Canções , Didática
Citação