Divulgação da agência de ecologia e planeamento urbano sustentável

Data
2016-12-09
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Projetos de investigação
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Resumo
A Agência de Ecologia e Planeamento Urbano Sustentável (AEPLUS) foi criada a 27 de janeiro de 2012, no enquadramento de uma operação da Douro Alliance1, sendo um projeto exclusivo da Câmara Municipal de Vila Real. Trata-se de uma agência pública local que está vocacionada para a investigação, operacionalização e divulgação de modelos dedicados ao planeamento sustentável dos espaços urbanos, introduzindo uma visão de atuação integrada que privilegia a relação “qualidade de vida/sustentabilidade ambiental”, com foco na maximização da eficiência da utilização de recursos. Os objetivos da AEPLUS são: assessorar ações no domínio do diagnóstico e planeamento urbano, investigação e formação especializada; promover as funções dos sistemas urbanos rumo à sustentabilidade; Implementar medidas preconizadas no Programa Nacional para as Alterações Climáticas, ao nível da mobilidade urbana, qualidade do ar e consumos energéticos; promover a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida em meio urbano; promover a gestão integrada dos diversos recursos naturais, através da sua utilização eficiente e uso comedido; promover a sensibilização e educação para o desenvolvimento sustentável. A qualidade da informação proporcionada sobre uma determinada entidade e a facilidade de acesso à informação proporcionada por uma adequada comunicação entre essa entidade e os cidadãos, são fatores relevantes para o sucesso da mesma. Este projeto enquadra-se precisamente na comunicação entre a AEPLUS e os cidadãos, visando dois objetivos: a divulgação e promoção da AEPLUS e o lançamento de campanhas de sensibilização temáticas. Procurou-se divulgar e promover a AEPLUS através, por um lado, da criação e divulgação de uma identidade visual, que consiste num logótipo e respetivo manual de identidade e, por outro lado, por via do desenvolvimento do seu website. O logótipo é o primeiro elemento identificador da Agência perante o público e o manual de identidade visual proporciona linhas orientadoras para a utilização do logótipo, assim como propostas de aplicação e divulgação de material promocional. O website da Agência cumpre as metas de informar sobre as valências da Agência, divulgar as suas atividades e promover a participação dos cidadãos. O segundo objetivo passou por desenvolver três campanhas temáticas. A primeira campanha centrou-se no acompanhamento da Semana Europeia da Mobilidade 2014 em Vila Real, produzindo os elementos gráficos relacionados com a mesma, através da participação da AEPLUS. A segunda campanha focou-se na divulgação da AEPLUS junto da população, procurando promovê-la e dar a conhecer os seus objetivos. A campanha de sensibilização dos transportes públicos foi a terceira campanha que, com base na análise dos inquéritos realizados, teve como objetivo a promoção da mobilidade sustentável em Vila Real, fomentando a adoção de um estilo de vida ambientalmente responsável.
The Ecology and Sustainable Urban Planning Agency (AEPLUS) was created on January 27, 2012, within the framework of an operation of the Douro Alliance2, remaining an exclusive project of the Municipality of Vila Real. It is a local public agency that is dedicated to the research, implementation and dissemination of models dedicated to sustainable planning of urban spaces, introducing an integrated performance vision that privileges the relation "quality of life / environmental sustainability", focusing on maximizing an efficient use of the resources. The AEPLUS aims at: assisting activities in the field of diagnosis and urban planning; research and specialized training; promote the functions of urban systems towards sustainability; implement measures recommended in the National Programme for Climate Change, regarding the level of urban mobility, air quality and energy consumption; promote sustainability and improve the quality of life in urban areas; promote integrated management of various natural resources, through their efficient and moderate use; promote awareness and education for sustainable development. The quality of information provided about a particular entity and the ease of access to information provided by a proper communication between the entity and the citizens, are relevant factors for its success. This project fits precisely in the communication between AEPLUS and the citizens, aiming at two objectives: disseminating and promoting AEPLUS and launching thematic awareness campaigns. We tried to disseminate and promote the AEPLUS through, first, the creation and dissemination of a visual identity, which consists of a logo and respective identity manual and on the other hand, through the development of its website. The logo is the first of the Agency identifier for the public and the visual identity manual provides guidelines for the use of the logo, as well as proposals of application and dissemination of promotional material. The Agency's website is compliant with the goals of reporting the Agency valences, publicize its activities and promote citizen participation. The second goal went through developing three thematic campaigns. The first campaign followed the European Mobility Week 2014 in Vila Real, producing graphics related to it, through the participation of AEPLUS. The second campaign focused on the dissemination of AEPLUS, among the population, seeking to promote and make known its goals. The public transport awareness campaign was the third campaign that, based on the analysis of the conducted survey, aimed at promoting sustainable mobility in Vila Real, promoting the adoption of an environmentally responsible lifestyle.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Comunicação e Multimédia
Palavras-chave
Logótipo , Ecologia , Ambiente , Planeamento , Transportes públicos , Website
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