Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/7030
Title: A possibilidade do professor poder ser considerado um líder
Authors: Cruz, Pedro Guimarães da Costa dos Santos
Advisor: João, Paulo Alexandre Vicente dos Santos
Keywords: Experiência profissional
Educação física
Issue Date: 2013
Abstract: O que se pretende com este relatório é articular as bases lançadas na formação inicial conjugadas com uma estrutura de desenvolvimento profissional. No decorrer dos anos de serviços existiu um desenvolvimento do ensino aprendizagem. A preparação e organização das atividades letivas como a própria realização das mesmas tiveram um crescimento profissional. As perceções sobre as dificuldades ou não no que se refere ao cumprimento das orientações curriculares em escolas que têm dinâmicas e estruturas que por vezes é impossível fazer cumprir com as orientações, como a dinâmica de cada departamento e suas atividades associadas sem nunca esquecer as variáveis de presságio – o próprio professor. Como professor e muito associado á figura deste o processo de avaliação das aprendizagens dos alunos é fundamental de forma a se poder medir para reformular os planos de aprendizagem. Se assim for existira sempre um desenvolvimento de práticas á melhoria do desempenho escolar tendo em conta, também, o contexto sócio educativo do aluno. Estes resultados serão atingidos se existir uma consciencialização de que a participação na escola terá de estar conjugada com a comunidade escolar. Pois é com o plano anual de atividades que a escola demonstra a sua relação com a comunidade alargada. Assim, é nesta relação que o professor e escola têm com a comunidade alargada que se irá construir a socialização e futuras participações em atividades formativas e futuras partilhas de práticas profissionais – apreciação do trabalho colaborativo, como dos seus interesses nas relações estratégicas entre a escola e o seu meio envolvente – dimensão social. Neste caminho existe um grupo importante em todo o processo - os Encarregados de Educação, que a escola / professor terá de ter uma relação positiva de forma a ser um complemento na dinâmica de atividades de apoio aos alunos. O processo embora complexo não deixa o professor atrás da necessidade de se aperfeiçoar anualmente e de se desenvolver profissionalmente. Se um contratado o poderá fazer profissionalmente, teremos dúvidas…mas academicamente poderá pois os documentos legislativos ainda o permitem.
The aim with this report is to articulate the bases combined with a framework for professional development. Over the years of service there was a development of teaching and learning. The preparation and organization of school activities like meeting them had their own professional growth. The perceptions about the difficulties or not with regard to compliance with curriculum guidelines in schools that have dynamic structures and that it is sometimes impossible to comply with the guidelines, as the dynamics of each department and its associated activities. As a teacher and a lot associated to this figure the process of assessment of student learning is fundamental in order to be able to measure the plans to reshape learning. If so existed always developing practices to improved school performance taking into account also the socio education student . These results will be achieved if there is an awareness that participation in school will be combined with the school community. For with the plan cancels activities that the school demonstrates its relationship with the wider community. So , is this relationship that the teacher and school have with the wider community that will build the future socialization and participation in training activities and future sharing of professional practices - assessment of collaborative work , as their interests in the strategic relations between the school and their environment - social dimension . In this way there is an important group in the whole process - the Guardians, the school / teacher must have a positive relationship in order to be a complement to the dynamic activities of student support. The complex process but does not leave the teacher behind the need to improve every year and develop professionally. If a contractor may do so professionally, we have doubts ... but academically as legislative documents may still allow.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10348/7030
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_pgcscruz.pdf
  Restricted Access
1,03 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.