Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/7033
Title: O papel do trabalho em grupo na melhoria da interação
Authors: Catarino, Célia Adosinda Cardoso Oliveira
Advisor: Oliveira, Anabela Dinis Branco de
Teixeira, Cátia Pinto
Keywords: Trabalho de grupo
Interação oral
Dinâmica de grupo
Aprendizagem cooperativa
Competência comunicativa
Atividades
Enfoque por tarefas
Issue Date: 2013
Abstract: Vocacionado para explorar as potencialidades do trabalho em grupo que permitem melhorar a interação oral em Espanhol Língua Estrangeira, este relatório dissertativo ocupa-se, num primeiro capítulo, da contextualização teórica do trabalho em grupo, focalizando, em seguida, as caraterísticas e os benefícios desta técnica com base, principalmente, nos estudos realizados sobre a aprendizagem cooperativa e as dinâmicas de grupo. Finalmente, dedica-se a uma revisão teórica da interação oral, considerando o seu papel fulcral na aquisição e desenvolvimento da competência comunicativa. No segundo capítulo, divulgam-se atividades implementadas na prática pedagógica, que permitiram realizar uma breve análise dos efeitos do trabalho em grupo na melhoria da interação oral dos alunos. Ainda no âmbito deste tema, também se encontram propostas didáticas de outras atividades, bem como de um projeto de intercâmbio entre alunos de Portugal e França, aprendizes de Espanhol Língua Estrangeira. A realização deste relatório dissertativo visa ampliar os conhecimentos sobre o tema e a sua aplicação prática; permitir uma reflexão sobre as vantagens, inconvenientes e exigências inerentes às técnicas grupais; e inspirar outros professores a fazer dos trabalhos de grupo uma prática comum e frequente nas aulas de Espanhol Língua Estrangeira, com vista à melhoria da interação oral.
Aimed to explore the potentialities of group work for improving oral interaction in classes of Spanish as a Foreign Language, this dissertation is concerned, in its first chapter, with the theoretical context of group work, focusing on the features and benefits of this technique based primarily on studies about cooperative learning and group dynamics. Finally it addresses a theoretical review of oral interaction, considering its key role in the acquisition and development of communicative competence. In chapter II, the implemented activities in the teaching practicum are disclosed which allowed to perform a brief analysis of the effects of group work on improving students' oral interaction. Still on this topic, there are other didactic proposals of activities, as well as an exchange project between students from Portugal and from France, all learners of Spanish as a Foreign Language. The completion of this dissertation report aims to expand the knowledge on the subject and its practical application, to enable reflecting on the advantages, disadvantages and requirements inherent to group techniques and to inspire other teachers to implement group work as a common and frequent practice in classes of Spanish as a Foreign Language, in order to improve oral interaction.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10348/7033
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_cacocatarino.pdf
  Restricted Access
9,52 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.