Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10348/7043
Título: O vocabulário no ensino e aprendizagem de uma L2
Autor: Valadar, Manuel Adriano Gonçalves
Orientador: Oliveira, Anabela
Giménez Garcia, José Manuel
Palavras-chave: Língua espanhola
Ensino/aprendizagem
Vocabulário
Data: 2013
Resumo: Ensinar o vocabulário numa turma de língua estrangeira. Tem-se vindo a descobrir, desde há alguns anos, a importância do facto lexical na aprendizagem das L2 ou estrangeiras. Este modesto trabalho pretende somente fazer o ponto da situação dos conhecimentos acumulados por certos linguistas, psicolinguistas e didatas, antes de libertar algumas orientações “renovadas” quanto à seleção e ensino do vocabulário. Como ensinar o vocabulário hoje? Tentando sobretudo testar os nossos conhecimentos e práticas fomos levados a: -analisar o processo de aprendizagem e as estratégias do aluno em função das recentes teorias da psicologia cognitiva. - explorar as implicações destas conceções sobre o ensino e aprendizagem da competência lexical em língua estrangeira. A palavra revelando uma natureza demasiado caprichosa, apoiamo-nos sobre a noção de Unidade Lexical, enquanto entidade mínima para avançar propostas relativas à aprendizagem em contexto escolar e numa perspetiva comunicativa do vocabulário estrangeiro, ancorado na língua espanhola.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Ensino de Português e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10348/7043
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:TD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
msc_magvaladar.pdf
  Restricted Access
836,73 kBAdobe PDFVer/Abrir Solicitar cópia


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.