Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/7056
Title: O ensino das Cónicas no Ensino Básico e Secundário: uma proposta de intervenção
Authors: Teixeira, Helena Maria Martins
Advisor: Aires, Ana Paula Florêncio
Campos, Helena Maria Barros de
Keywords: Cónicas
Ensino
Geometria
Ensino básico
Ensino secundário
Proposta de intervenção
Prática pedagógica supervisionada
Issue Date: 12-Dec-2016
Abstract: As cónicas são curvas com particularidades geométricas interessantes, que têm vindo a perder terreno nos programas de Matemática. A prática de ensino supervisionada permitiu aferir o que ao longo de vários anos de serviço na docência já se tinha observado, a dificuldade em explicar e aprender geometria. Por esse motivo, é necessário repensar a sua metodologia de ensino. Os resultados que se obtém na apresentação de tarefas com materiais manipuláveis ou em software de Geometria Dinâmica são positivos, quer ao nível da motivação para o trabalho na sala de aula bem como no entendimento dos conceitos. Face a estes aspetos, será apresentada uma proposta de ensino das cónicas para o Ensino Básico e Ensino Secundário, de forma a reacender o estudo desta temática no futuro, não esquecendo as dificuldades inerentes ao ensino da geometria.
Conics are curves with interesting geometric particularities which have been losing visibility in Mathematic syllabus. The supervised teaching practices as well as several years of teaching, showed us the difficulties of explaining and learning geometry. Geometry is a subject which students struggle with, and for this reason it is necessary to rethink its teaching methodology. However, the results obtained in the present work with manipulable materials or with software of Dynamic Geometry show good results, both in terms of motivation to work in the classroom as well as concept understanding. As a result, we intend to make the presentation of a proposed teaching intervention for Basic and Secondary Education, in order to rekindle the study of this issue in the future, given the current difficulties in geometry teaching.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10348/7056
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_hmmteixeira.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.