Relatório detalhado sobre a atividade profissional

Data
2016-12-12
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O Trabalho que temos entre mãos diz respeito ao Relatório Final de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Teremos em conta, não só uma descrição do trabalho que o professor desenvolveu nos seus últimos quatro anos de serviço referentes aos anos letivos 2007/2008 a 2010/2011 enquanto Professor de Educação Física na Escola Evaristo Nogueira localizada na freguesia de São Romão, concelho de Seia, mas também o seu desempenho posterior até à atualidade, enquanto Professor das Atividades de Enriquecimento Curricular – Atividade Física Desportiva, no Agrupamentos de Escolas de Seia e no Agrupamento de Escolas Guilherme Correia de Carvalho. Partimos de uma caracterização do contexto de atuação, seguida de uma exposição do trabalho realizado, sempre com um carácter reflexivo e analisando o seu impacto em toda a comunidade escolar. Esta reflexão terá em conta as dimensões do Relatório de Autoavaliação do Processo de Avaliação de Professores: dimensão vertente profissional social e ética; dimensão desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; dimensão participação na escola e relação com a comunidade educativa; e dimensão desenvolvimento e formação profissional ao longo da vida. Cada dimensão engloba uma série de domínios onde refletimos sobre o papel do Professor na Escola e na comunidade enquanto: Professor de Educação Física, Professor responsável do grupo/equipa de Voleibol do Desporto Escolar, Coordenador do Clube do Desporto Escolar, Delegado de Grupo Disciplinar de Educação Física, Coordenador do Centro Gira-Volei da Escola e Coordenador dos Campos de Férias Desportivas. Ter-se-á em conta a formação que o Professor foi realizando para se manter atualizado, tentando partilhar as experiências vividas, as dificuldades sentidas e as estratégias utilizada para as tentar ultrapassar.
The work we have at hand is part of the Final Report of the Master in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Schools. It has not only a description of the work that the teacher developed in his last four years as a teacher, regarding those academic years to 2007/2008 to 2010/2011 as a Physical Education Teacher at Escola Evaristo Nogueira located in the parish of Sao Romão, Seia, but also his performance until later today as Curriculum Enrichment Activities teacher - Sport Physical Activity at the public school of Agrupamentos de Escolas de Seia and at the Agrupamento de Escolas Guilherme Correia de Carvalho. We start with a description of the context, followed by an exhibition of the work done, always in a reflective way, and analyzing its impact on the entire school community. This reflection will take into account the dimensions of the Self-Assessment Report Process Evaluation of Teachers in Portugal: the professional, social and ethical dimension; the development of teaching and learning dimension; dimension of school and community participation and relation with the school community; and the lifelong professional training and development dimension. Each dimension comprises a number of areas upon which we reflect on the role of the teacher in the School and in the community as: Physical Education Teacher, Teacher in charge of the Volleyball School Sports group / team, Coordinator of the Schools Sports Club, Physical Education Group Supervisor, Coordinator of the schools Gira-Volley Centre, and Coordinator of the Summer School and Sports Camps. We regarded the teacher training that he had throughout the years, and tried to share the experiences, the difficulties and the strategies used to overcome.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Educação física , Professores , Ensino , Aprendizagem , Alunos , Escola , Avaliação , Desporto escolar , Delegado de grupo disciplinar , Avaliação de desempenho
Citação