O contributo das tecnologias de informação e comunicação no ensino experimental das ciências

Data
2012
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Vivemos num mundo em constante mudança movida principalmente pela tecnologia que está fortemente implantada em todas as áreas da sociedade. Como membros dessa sociedade, torna-se fundamental não nos deixarmos ultrapassar, mantendo-nos atualizados. A escola tem aqui um papel basilar, pois, a cada dia, surgem novas formas de viver e aprender a que a escola se deve adaptar, devendo ensinar os seus cidadãos a utilizar essa informação para dela tirar o melhor proveito. Deste modo, as políticas educativas têm vindo também a promover novas estratégias e práticas educativas no sentido de pôr ao serviço do ensino novos meios e tecnologias. Este relatório procurou investigar e refletir sobre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Experimental das Ciências. A primeira parte apresenta-se como um referencial teórico procurando perceber as potencialidades dos meios e recursos tecnológicos quando enquadrados no ensino. A segunda parte, de âmbito mais prático, apresenta diversas propostas de atividades a desenvolver, integrando as Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Experimental das Ciências.
We live in a changing world driven primarily by technology that is firmly embedded in all areas of society. As members of this society, it is essential not to let ourselves be overcome by keeping us updated. The school here has a fundamental role, because every day there are new ways of living and learning that the school must adapt, must teach their citizens to use this information to get the best out of it. Thus, educational policies have also been promoting new strategies and educational practices in order to put at the service of teaching new media and technologies. This report sought to investigate and reflect on the use of Information and Communication Technologies in Teaching Experimental Science. The first part presents itself as a theoretical framework seeking to realize the potential of media and technology resources in teaching when framed. The second part of a more practical, presents several proposals for activities to develop, integrate ICT in Teaching Experimental Science.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino do 1º Ciclo
Palavras-chave
Tecnologias da informação e comunicação , Ensino das ciências
Citação