Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/7073
Title: Reflexão sobre a prática de ensino supervisionada
Authors: Guedes, César Augusto Ribeiro da Fonseca
Advisor: Rodrigues, Isilda Teixeira
Keywords: Prática pedagógica
Issue Date: 2013
Abstract: O presente Relatório de Estágio destina-se a ser entregue à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1º Ciclo e do 2º Ciclo em Ensino Básico (em conformidade com o Decreto-lei nº 74/2006, de 24 de Março e nº 43/2007, de 22 de Fevereiro). Este relatório resultou da realização do estágio desenvolvido no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. No presente relatório está descrito toda a nossa prática letiva durante o estágio, acompanhado de uma reflexão da mesma, quer no 1º ciclo, quer no 2º ciclo, assim como a fundamentação teórica de todas as escolhas tomadas, no que concerne às atividades que desenvolvemos em todo o estágio. A realização da unidade curricular Estágio I devia ter ocorrido no 2º semestre do ano letivo 2011/2012, mas devido à existência de créditos insuficientes para a frequência da mesma (unidade curricular Estágio I), implicou a sua realização no 2º semestre do ano letivo 2012/2013, com início em 17 de fevereiro de 2013 na Escola E/B1 nº 2 e terminou a 14 de junho de 2013. Como no ano letivo 2012/2013 já existiam créditos suficientes para a realização das unidades curriculares (Estágio I e Estágio II), foi possível a frequência nos mesmos. Iniciou-se o estágio II a 12 de setembro de 2012. Assim justificamos a realização do estágio II em 1º lugar e também a realização de estágio I no ano 2012/2013 com o 2º semestre em 2º lugar. Como justificado, o relatório está estruturado em duas partes, em que a primeira parte diz respeito ao estágio no 2º Ciclo que realizámos na Escola EB 2/3 Diogo Cão e a segunda parte corresponde ao estágio no 1º Ciclo que realizamos na Escola de Vila Real nº 2. Porém, os aspetos abordados são idênticos nas duas partes. O estágio no 2º ciclo foi realizado na Escola EB 2/3 Diogo Cão com duas turmas de 5º ano de escolaridade nas disciplinas de Ciências da Natureza e Matemática e com duas turmas de 6º ano de escolaridade nas disciplinas de Língua Portuguesa e História e Geografia de Portugal. O estágio 1º ciclo foi realizado na Escola de Vila Real nº 2 com uma turma do 2º ano de escolaridade. Inicialmente, nos estágios, optamos por uma observação naturalista, com o intuito de encontrarmos o fio condutor das ações na sala de aula e conhecer as rotinas para depois realizarmos a nossa responsabilização.
This Internship Report is intended to be delivered to the University of Trás-os-Montes and Alto Douro, to the degree of Education Master from the 1st cycle and 2nd cycle in Basic Education . This report resulted from the realization of the developed stage in the 1st and 2nd cycles of basic education. In this report are described throughout our teaching practice during the stage, accompanied by a reflection of it, either in the 1st cycle, either in the 2nd cycle, as well as the theoretical basis of all the choices made in relation to the activities developed in any stage. The completion of the course Stage I should have been in the 2nd semester of the academic year 2011/2012, but owing to insufficient credits for attending the same (Course Stage I), led to the realization in the 2nd semester of the academic year 2012 / 2013 starting on February 17, 2013 at the School E/B1 2 and ended June 14, 2013. As the school year 2012/2013 there were already enough credits for completion of courses (Stage I and Stage II) , it was possible to do the same frequency . Began the stage II to September 12, 2012 . Thus we justify the realization stage II 1st place and also the realization of stage I in the year 2012/2013 with the 2nd semester in 2nd place. As explained , the report is structured in two parts , where the first part concerns the stage in the 2nd stage we held in EB 2/3 Diogo Cão School and the second part corresponds to the stage in the 1st cycle we conducted in Vila Real number 2 School . However, the issues addressed are identical in the two parts. The stage in the 2nd cycle was performed in EB 2/3 Diogo Cão School with two classes of 5th grade in the subjects of Natural Sciences, Mathematics and two classes of 6th grade in the subjects of Portuguese Language and History and Geography Portugal. The 1st stage cycle was held in Vila Real number 2 School with a class of 2nd grade. Initially , in the early stages , we chose a naturalistic observation , in order to find the thread of actions in the classroom and know the routines to fulfilling our responsibility.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10348/7073
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_carfguedes.pdf
  Restricted Access
862,9 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.