Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/7074
Title: Os materiais didáticos utilizados no ensino da Matemática no 2º ciclo do ensino básico da Escola E.B. 2,3 Monsenhor Jerónimo do Amaral
Authors: Lemos, Cláudia Patrícia Mourão
Advisor: Aires, Ana Paula Florêncio
Keywords: Prática pedagógica
Ensino
Aprendizagem
Ensino básico 2º ciclo
Matemática
Materiais didáticos
Prática de ensino supervisionada
Issue Date: 2013
Abstract: O presente relatório tem com principal objetivo analisar a utilização dos materiais didáticos no ensino da Matemática do 2º Ciclo da Escola E.B. 2,3 Monsenhor Jerónimo do Amaral. Para esta investigação começamos por dividir o relatório em duas partes. A primeira parte consta da descrição da nossa prática pedagógica realizada no 2º Ciclo do Ensino Básico na Escola E.B. 2,3 Monsenhor Jerónimo do Amaral. A segunda parte aborda o estudo de caso realizado com o intuito de dar resposta à seguinte questão: “Quais as conceções dos professores do 2º Ciclo da Escola E-B 2,3 Monsenhor Jerónimo do Amaral relativamente à utilização de materiais didáticos no ensino da Matemática?”. Em termos gerais, através da análise dos dados recolhidos verificamos que os professores consideram uma mais-valia para o ensino da Matemática utilizarem materiais didáticos, principalmente quando estes ajudam a combater algumas situações de dificuldade dos seus alunos.
This report is meant to examine with the use of instructional materials in the teaching of Mathematics 2nd Cycle School EB 2,3 Monsenhor Jerónimo do Amaral. For this investigation we begin by splitting it into two parts .The first part consists in the description of our teaching practice held on the 2nd Primary School in EB 2,3 Monsenhor Jerónimo Amaral. The second part discusses a case study carried out in order to respond to the following question: “What are the teachers' conceptions of the 2nd Cycle of School, EB 2,3 Monsenhor Jerónimo Amaral on the use of instructional materials in the teaching of mathematics?”. In general terms, through the analysis of collected data found that teachers consider an asset for teaching mathematics using textbooks, especially when they help fight some difficult situations of their students.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10348/7074
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_cpmlemos.pdf
  Restricted Access
1,61 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.