Pré-escolar: nível de ensino em que a animação educativa pode funcionar como estratégia privilegiada de desenvolvimento pessoal e social da criança

Data
2016-12-13
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O Relatório Final da Prática Pedagógica que aqui apresentamos reflete o percurso de formação seguido, a atitude crítica e reflexiva em relação aos desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional experienciado. Corresponde este relatório a um estágio de natureza profissional/prática de ensino supervisionada, elaborado para a aquisição de grau de mestre em Ensino – Educação Pré-Escolar, conducente a habilitação profissional para a docência. Nele damos a conhecer toda a prática pedagógica que realizámos individualmente no período que mediou entre Outubro de 2011 a Abril/Maio de 2012, numa instituição de rede pública, Jardim de Infância de Ferreiros – Vila Real, com a supervisão da Educadora Luísa Queirós. O grupo com que trabalhámos era constituído por 24 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, um grupo heterogéneo quanto à idade e sexo. Iniciamos o relatório com uma introdução e caracterizamos posteriormente o contexto onde se realizou o estágio incluindo o meio envolvente onde a Instituição está inserida – sua organização e caracterização global dos espaços. Neste documento é revelado o período de observação e de responsabilização, a prática da Educadora cooperante e o modelo pedagógico seguido pela mesma. O corpo do trabalho descreve o desenvolvimento da atividade educativa, em apêndice apresentamos alguma documentação relativa ao período de estágio, tal como planificações e avaliações. Há ainda um capítulo referente à Animação no desenvolvimento pessoal e social da criança, onde são abordados conceitos da formação e desenvolvimento da criança a nível pessoal e social como forma de ela adquirir valores e atitudes.
The Final Report of Educational Practice presented here reflects the educational path followed, critical and reflective attitude towards challenges, processes and performances of everyday life experienced professional. This report corresponds to a stage of a professional / teaching practice supervised, prepared to acquire a Master's degree in Education - Preschool Education, leading to professional qualification for teaching. In it we get to know all the pedagogical practice that we held individually in the time interval from October 2011 to April / May 2012, a public institution, Kindergarten Blacksmiths - Vila Real, under the supervision of educator Luisa Queirós. The group we worked with was comprised of 23 children, aged 3 to 6 years, a heterogeneous group in terms of age and sex. We begin with an introduction to the report and subsequently characterize the context in which it held the stage including the environment where the institution is inserted - your organization and global characterization of the spaces. In this document it is revealed the observation period and accountability, the practice of cooperative educator and pedagogical model followed by the same. The body of work describes the development of the educational activity, in the appendix we present some documentation concerning the probationary period, such as lesson plans and assessments. There is even a chapter on Animation in personal and social development of the child, which addresses concepts of training and development of the child on a personal level and as a form of social values and attitudes acquire it.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar
Palavras-chave
Animação educativa , Crianças , Desenvolvimento pessoal , Educação pré-escolar , Prática pedagógica
Citação