Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/7097
Title: A utilização do pantógrafo no ensino-aprendizagem da Matemática no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
Authors: Silva, Maria de Fátima Martins da
Advisor: Aires, Ana Paula Florêncio
Campos, Helena Maria Barros de
Keywords: Prática pedagógica
Educação pré-escolar
Ensino básico 1º ciclo
Prática de ensino supervisionada
Pantógrafo
Dilações
Issue Date: 14-Dec-2016
Abstract: A partir da análise crítica e reflexiva em torno de uma experiência de ensino-aprendizagem realizada, com recurso ao pantógrafo, em contexto de estágio em Educação Pré-escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, procurar-se-á pôr em evidência as potencialidades do pantógrafo para o desenvolvimento do currículo, em Matemática, nos referidos níveis de ensino. Longe de se assumir um recurso didático de uso generalizado no sistema educativo nacional, quando usado, o pantógrafo surge, tradicionalmente, associado ao desenho, e a sua modesta aplicação no âmbito da matemática tende a limitar-se ao estudo das transformações geométricas e da noção de semelhança, no 3.º Ciclo do Ensino Básico. Com base na contextualização, teórica e curricular, do estado da arte na atualidade, e nos resultados da experiência pedagógica que é tema deste relatório, procurar-se-á, na perspetiva de uma gestão flexível do currículo, pôr em evidência a aplicabilidade do pantógrafo nos níveis de ensino elementares, nomeadamente no Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Simultaneamente, procurar-se-á dar relevo às potencialidades do instrumento não só para o ensino-aprendizagem de conteúdos da geometria, nomeadamente das dilações, mas também para o desenvolvimento de processos matemáticos, como a resolução de problemas, o raciocínio matemático, a comunicação matemática e o estabelecimento de conexões, dentro e fora da matemática.
From the critical and reflexive analysis about an educative experience, developed, with resource to the pantograph, in supervised teaching practice in Pre-school Education and in 1st Cycle of Basic Teaching, we will focus on the pantographs potentialities to the curriculum development in Mathematics, at the above-mentioned school levels. Far from being a popular didactical resource in the national educative system, when used, the pantograph is, traditionally, associated to drawing tasks, and its shy application in mathematical context is, usually, limited to teach geometrical transformations and similarity notions, at the 3rd Cycle of Basic Teaching. From the theoretical and curricular contextualization of the state of the art in the present, and from the results of the pedagogical experience that lead to this report, in a flexible curriculum design perspective, we underline the pantographs applicability at elementary school levels, namely at Pre-School and at 1st Cycle of Basic Teaching. Simultaneously, we will consider this instruments use not only to teach and learn geometrical contents, namely dilations, but also to the development of important mathematical processes, such as problem solving, mathematical reasoning, mathematical communication and connections establishment, in and outside mathematics context.
Description: Dissertação de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10348/7097
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

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