Cimbres em obras de arte de grandes dimensões

Data
2012
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Projetos de investigação
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Resumo
As pontes têm desde sempre um papel preponderante no desenvolvimento das sociedades e das economias, tendo em conta as necessidades crescentes de mobilidade por parte de pessoas e de bens. Neste sentido, o presente trabalho de investigação contribui para um maior aprofundamento sobre os métodos utilizados na construção de pontes de betão armado e/ou pré-esforçado betonados “in situ”, segundo uma perspectiva mais prática da utilização dos mesmos. Na fase inicial deste trabalho identificam-se e descrevem-se de forma teórica os diferentes métodos construtivos mais correntes de tabuleiros de pontes e as respectivas estruturas provisórias do tipo cimbres, nomeadamente o cimbre ao solo, o cimbre autolançável, o cimbre de avanços sucessivos e o cimbre relativo ao processo construtivo de deslocamentos sucessivos. De seguida, aprofunda-se o estudo sobre os cimbres autolançáveis e sobre os cimbres de avanços sucessivos (carros de avanço), para a construção de pontes tramo-a-tramo e para a construção de pontes segundo o método de avanços sucessivos, respectivamente. Este estudo visa alcançar uma melhor compreensão sobre os cimbres e sobre os métodos utilizados na construção de tabuleiros de pontes, para posterior acompanhamento das diferentes fases construtivas em obra. Por fim é efectuada uma descrição detalhada das diferentes fases construtivas dos tabuleiros de duas pontes correspondentes aos casos de estudo desta dissertação de mestrado. Uma das pontes é construída tramo-a-tramo com recurso a um cimbre autolançável superior, e a outra ponte é construída segundo o método dos avanços sucessivos e com recurso a carros de avanço. Este acompanhamento em obra da construção das pontes permitiu uma melhor compreensão do funcionamento dos cimbres, da sua interacção com a obra de arte e ao mesmo tempo das diferentes fases construtivas dos tabuleiros das pontes.
Bridges have had always a predominant role in the development of societies and economies, and taking into account the growing needs for mobility of people and goods. In this sense, this research work intends to contribute to a deeper understanding of the methods used in the construction of reinforced concrete bridges and/or prestressed concreted "in situ", according to a more practical usage point of view. In the initial phase of this work, an identification and a description, in a theoretical manner, of the different construction methods of bridge decks and their falsework-type temporary structures, including full staging method, movable scaffolding method, free cantilever method and incremental launching method. Afterwards, study of movable scaffolding system and free cantilever method (form traveller), for the construction of bridges span-by-span and to the building of bridges by the free cantilever method, is done. This study aims at better understanding both of the falsework or the methods used in the construction of bridge decks for subsequent monitoring of the different phases in constructive work. Finally, a detailed description of the different phases of construction of two bridges decks used as study cases is also provided. One of the bridges is constructed span-by-span using an overhead movable scaffolding system and the other bridge is built according to the free cantilever method using successive form travellers. This follow-up work on the construction of the bridges provided a better understanding of the functioning of the falsework, its interaction with the bridge while the different phases of construction of bridges decks.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil
Palavras-chave
Pontes , Betão armado , Construção tramo-a-tramo , Avanços sucessivos , Cimbre autolançavel , Carros de avanço
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