Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/7119
Title: Design iterativo para idosos: estímulo das funções cerebrais e criação de ferramentas de comunicação usando jogos digitais
Authors: Silva, Margarida Lopes
Advisor: Morgado, Leonel
Keywords: Tecnologias da informação e comunicação
Envelhecimento
Motivação
Treino cognitivo
Plataformas sociais
Design Science
Issue Date: 2014
Abstract: O envelhecimento da população mundial é uma certeza e as suas consequências acarretam implicações quer em termos cognitivos, quer em termos das suas relações socias. O mundo, em geral, passa por uma série de mudanças a todos os níveis e aqui fala-se em especial das tecnológicas. Estamos numa era onde a tecnologia prolifera, onde a Web e as telecomunicações trazem mudanças no quotidiano das pessoas. No entanto, nestes avanços há uma parte da população que ainda é pouco estudada – os idosos –, no que concerne ao desenvolvimento de tecnologias para este grupo. Este aumento do envelhecimento vem intensificar a chamada exclusão digital. Há por isso uma urgência em oferecer condições adequadas aos idosos. Esta necessidade vem fundamentada com as vantagens que se podem retirar com o acesso às TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação – e como estas podem melhorar a qualidade de vida dos idosos. Numa altura em que a Internet aparece como impulsionadora da socialização, numa escala que além de ser uma ferramenta de informação, permite a partilha e a comunicação. Sabendo-se da importância que a socialização tem para este grupo aborda-se o tema envelhecimento e das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação – contribuindo para a elaboração de uma solução que abarque as características das tecnologias e das plataformas sociais para os idosos como motivação para a realização do treino cognitivo Numa abordagem de investigação Design Science, com o objetivo de compreender pela criação de novos artefactos, o contributo que podem ter para o envelhecimento ativo sistemas informáticos que integrem características de socialização no treino cognitivo. A chave para entender estes benefícios e características passa pelo estudo, (envolvendo profissionais e utilizadores) das características que devem ser valorizadas quando se criam cenários de design para os idosos para o favorecer cognitivamente e motivá-lo através das TIC. Existem problemas de adoção das TIC por parte dos idosos, mas mostra-se que quando confrontados com as suas vantagens se encontram abertos a aprender.
The ageing of the world’s population is a sure thing and its consequences entail implications both in cognitive terms and in terms of their social relationships. The world in general, is undergoing a series of changes at all levels and here one speaks especially of technology-impacted changes. We are in an era where technology proliferates, where the Web and telecommunications bring changes in everyday life. However, in these advances there is a part of the population that is not well studied - the elderly - in what concerns the development of technologies for this group. This increase of ageing intensifies the so-called digital divide. There is therefore an urgent need to provide appropriate conditions for the elderly. This need has been justified by the benefits that can be drawn with access to ICT - Information and Communication Technologies - and how these can improve the quality of life for seniors. At a time when the Internet appears as a driving force for socialization, in a scale that renders it as more than an information tool: as one allowing sharing and communicating. Knowing the importance of socialization for this social group here one approaches the topic of ageing and ICT contributing to the development of a solution that encompasses the characteristics of technologies and social media platforms for seniors as motivation for realization of cognitive training. A Research Design Science approach was used, with the goal of understanding trough creation of new artefacts the contributions that computer systems can have towards active ageing when imbuing socialization features in cognitive training. The key to understanding these benefits and features is found in the study (involving professionals and users) of the features which should be valued when creating design scenarios for the elderly to encourage them and motivate them cognitively through ICT. There are problems of adoption of ICT by the elderly but one shows that when faced with its advantages they are shown open to learning.
Description: Dissertação de Mestrado em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas
URI: http://hdl.handle.net/10348/7119
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

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