Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/7122
Title: Caracterização da aptidão física na turma do 8ºE – Escola Básica 2,3 S. Torcato: contributo do programa de testes de fitnessgram®
Authors: Silva, Nelson Diogo Pinto de Sousa e
Advisor: Aranha, Ágata Cristina Marques
Silva, Angelina Clara Alves da
Keywords: Aptidão física
Adolescentes
Teste Fitnessgram
Pré-teste
Pós-teste
Issue Date: 16-Dec-2016
Abstract: O objetivo do presente estudo foi avaliar o nível de aptidão física dos alunos da turma do 8ºE, da Escola Básica 2,3 de S. Torcato. A amostra foi constituída por 23 alunos, 13 do género masculino e 10 do género feminino, com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos. Para a análise das variáveis foi aplicada a bateria de testes de fitnessgram®, com os testes de composição corporal (Peso, Altura, Índice de Massa Corporal, Massa Gorda), testes de aptidão aeróbia (Teste Vaivém) e aptidão muscular (Força, Resistência e Flexibilidade). Esta bateria de testes foi aplicada em dois momentos distintos, existindo um pré-teste (Outubro 2012) e um pós-teste (Março 2013). Os dados foram analisados e comparados recorrendo à estatística descritiva, utilizando o programa Microsoft Excel, versão 2010. Quanto aos resultados observa-se relativamente aos testes de composição corporal, que os alunos melhoraram ao nível do Índice de Massa corporal e pioraram na percentagem de Massa Gorda. No que concerne ao teste de aptidão aeróbia os alunos encontram-se maioritariamente dentro da zona saudável. No teste de abdominais, não existiu nenhum aluno abaixo da zona saudável de aptidão física. No teste de extensão de braços, apesar de terem melhorado, alguns alunos encontram-se abaixo dos valores de referência. Na maioria dos testes de flexibilidade existiram melhorias, exceção para o teste de extensão do tronco.
The aim of this study was to evaluate the level of physical fitness of students of 8th class E of Escola Básica 2,3 de S. Torcato. The sample consisted of 23 students, 13 males and 10 females, aged between 12 and 16 years. For the analysis of variables was applied a set of Fitnessgram® tests, such as body composition tests (weight, height, body mass index, fat mass), aerobic fitness tests (shuttle run test) and muscular fitness (strength, resistance and flexibility). This set of tests was applied at two different times, and there was a pre-test (October 2012) and a post-test (March 2013). The results were analyzed and compared using descriptive statistics with Microsoft Excel, version 2010. As for the body composition tests results, students improved in terms of Body Mass Index and worsened in the fat mass percentage. Regarding the aerobic fitness test, students are mainly inside the healthy zone. In the abdominal test, no student was below the healthy fitness zone. In the arms extension test, despite having improved, some students are below the reference values. In most tests there were improvements in flexibility, except for the trunk extension test.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10348/7122
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

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