Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/7124
Title: Aptidão física dos alunos do 8ª ano: análise da aptidão aeróbia relacionada com o índice de massa corporal: contributo dos testes do Fitnessgram®
Authors: Martins, Andreia Daniela Lopes
Advisor: Aranha, Ágata Cristina
Silva, Angelina Clara Alves da
Keywords: Aptidão física
Índice de massa corporal
Aptidão aeróbia
Fitnessgram
Issue Date: 16-Dec-2016
Abstract: O objetivo deste estudo consistiu em avaliar os níveis de aptidão física dos alunos do 8º ano da escola E B 2,3 de S: Torcato, analisando a Aptidão Aeróbia e a Composição Corporal. Foi realizado um pré-teste e um pós-teste para avaliar a aptidão física, recorrendo à bateria de testes do Fitnessgram®. A amostra foi constituída por todos os alunos do 8º ano da Escola Básica 2,3 de S. Torcato. Os participantes têm idades compreendidas entre os 12 e 15 anos. Foi criado um grupo de controlo e um grupo experimental, sendo que a diferença entre eles é que ao grupo experimental foi aplicado exercícios de condição física ao longo das aulas de Educação Física e ao outro grupo não. Com isto verificámos, que o grupo de controlo obteve melhores resultados do que o grupo experimental, tendo mais alunos na Zona Saudável de Aptidão Física, segundo os parâmetros de avaliação presentes no Fitnessgram®, principalmente no teste de aptidão aeróbia. Razão que nos leva a indagar se as estratégias aplicadas foram de encontro ao que pretendíamos.
The aim of this study was to assess the fitness levels of students in grade 8 from school EB 2.3 S. Torcato. Analyzing Aerobic Fitness and Body Composition. We conducted a pre-test and post-test to assess physical fitness, using the battery of tests from the Fitnessgram ® The sample consisted of all students in the 8th year of 2,3 S. Torcato School. All the participants are aged between 12 and 15 years. We created a control group and an experimental group, and the difference between them is that the experimental group was applied exercises fitness along the physical education classes and other group did not. With this we found, in general, the control group achieved better results than the experimental group, having more students in the Healthy Fitness Zone Physical Fitness, according to the results present in the Fitnessgram ®, they had better results, mainly in aerobic fitness test. Reason that leads us to question whether the strategies were applied directed to what we wanted.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10348/7124
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

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