A utilização de meios e recursos didáticos no ensino da Geometria no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário

Data
2016-12-16
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Resumo
No presente trabalho pretende-se descrever a atividade desenvolvida durante a Prática de Ensino Supervisionada (Estágio) e, em particular, apresentar os Meios e Recursos didáticos (MRD) construídos e utilizados ao longo do Estágio, bem como analisar e compreender de que forma estes poderão contribuir para a aprendizagem da Matemática. Nos programas de Matemática do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário é recomendado o uso de MRD, cuja utilização complementa a abordagem dinâmica ao estudo da Geometria. O trabalho apresentado está dividido em três capítulos. O primeiro é dedicado à reflexão sobre a pertinência do tema em estudo e à importância do uso dos Meios e Recursos Didáticos no ensino da Matemática e em particular no ensino da Geometria. Apresentam-se e discutem-se várias definições que diversos autores foram enunciando de Meios e Recursos Didáticos, as suas funções e caraterísticas, os princípios que legitimam a sua utilização, terminando com a apresentação e caraterização de alguns MRD, evidenciando algumas das suas vantagens. No segundo capítulo, aborda-se o uso de Meios e Recursos Didáticos no Ensino da Geometria, fazendo uma breve referência aos Programas do Ensino Básico e Secundário e outros documentos que consideramos pertinentes. Por fim, no último capítulo, apresenta-se o trabalho desenvolvido ao longo do estágio pedagógico, dando enfase aos MRD construídos e utilizados, na procura de uma construção mais positiva e sólida de novos conceitos. Desta forma, o aluno cria uma maior ligação entre o concreto e o abstrato, compreendendo mais facilmente os conteúdos matemáticos trabalhados, contribuindo para uma melhoria no processo ensino-aprendizagem.
The present report proporses to describe the activity performed during the Supervised Teaching Practice (Internship) and, in particular, to present the Didactic Means and Resources (MRD) built and used along the stage, as well as analyze and understand how these may contribute to the learning of mathematics. In mathematics programs of the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education is recommended to use MRD, to complement the dynamic approach to the study of Geometry. The presented work is divided into three chapters. The first is devoted to reflection on the relevance of the topic under study and the importance of the use of Didactic Means and Resources in mathematics education and in particular the teaching of geometry. There are presented and discussed various definitions that several authors were enunciating Ways and Means of Teaching, its functions and features, the principles that legitimize their use, ending with the presentation and characterization of some MRD, showing some of its advantages. The second chapter addresses the use of Didactic Means and Resources in Teaching Geometry, doing a brief review of the Program of Basic and Secondary Education and other documents considered relevant. Finally, the last chapter presents the work done over the teaching practice, giving emphasis to the MRD created and used, in search of a more positive and solid construction of new concepts. Thus, the student creates a greater bond between the concrete and the abstract, understanding more easily the worked mathematical contents, contributing to an improvement in the teaching-learning process.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
Palavras-chave
Matemática , Ensino/aprendizagem , Materiais didáticos , Ensino básico , Ensino secundário , Estágios , Materiais manipuláveis , Prática de ensino supervisionada
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