Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/7131
Title: Funções do diretor de turma e sua relevância na organização das escolas
Authors: Ribeiro, Sara Branca Rodrigues
Advisor: Anjos, Maria do Rosário Alves Ferreira dos
Keywords: Diretores de turma
Organização escolar
Issue Date: 16-Dec-2016
Abstract: O diretor de turma é um dos elementos fundamentais no funcionamento das escolas, pois ele estabelece a ponte entre a própria escola, alunos, Encarregados de Educação e restante comunidade educativa. A escola dos dias de hoje exige cada vez mais esforços a todos os que nela vivem, principalmente, aos docentes, que nela têm que desenvolver as suas atividades. O número de alunos por turma é elevado e as tarefas inerentes ao processo ensino aprendizagem são cada vez mais exigentes, tornando a tarefa dos docentes ainda mais exigente bem como as tarefas que são atribuídas aos diretores de turma. O cargo de direção de turma, que muitas vezes, parece só ser valorizado por docentes que já o desempenharam, é tido entre alguns docentes como um acréscimo de trabalho árduo e pouco compensador. De facto, quase só é compensador para o próprio, que pode vivenciar os resultados do seu trabalho, com os alunos das suas direções de turma, o carinho que lhe devolvem sempre que o seu percurso escolar lhes vai sorrindo, bem como o reconhecimento e simpatia dos Encarregados de Educação. A relevância do cargo de direção de turma só é atingida quando desempenhada por docentes motivados e vocacionados para o mesmo, sendo um fator determinante no sucesso do processo ensino aprendizagem. É por isso recomendável, a escolha pelos órgãos superiores, de docentes que possuam certas características para o referido cargo.
The director class is a key element in the functioning of schools, as it establishes a bridge between the school, students, and the remaining Guardians educational community. The school of today increasingly requires efforts at all who live in it, especially the teachers, that in there must develop its activities. The number of students per class is high and the tasks inherent in the learning process are increasingly demanding, making the task even more demanding of teachers as well as the tasks that are assigned to the class of directors. The position of steering group, which often seems to only be valued by teachers who have already played it, is considered among some teachers as an extra hard work and unrewarding. In fact, almost only pay for itself, that can experience the results of their work with students in their classroom directions, the affection that the students always returns to their class director, as well as recognition and sympathy of Carer. The relevance of the position of the steering group is only achieved when performed by teachers motivated and aiming for the same, being a determining factor in the success of the learning process. It is therefore recommended to choose the executive, teachers who possess certain characteristics for this position.
Description: Dissertação e Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10348/7131
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_sbrribeiro.pdf286,91 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.