Funcionamento familiar, práticas disciplinares e táticas de resolução de conflitos na fratria: a perspetiva de pais e filhos

Data
2016
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A Family Adaptability and Cohesion Scales (FACES) é um dos instrumentos mais utilizados no estudo das relações familiares, avaliando algumas dimensões relevantes do funcionamento familiar. O presente estudo visa analisar a relação existente entre a coesão, a comunicação e a satisfação familiares, medidas pela FACES IV, e o Dimensions of Discipline Inventory (DDI) (disciplina indutiva, punição, custo de resposta e supervisão). A amostra foi constituída por 380 sujeitos (190 adolescentes, com idades entre os 12 e os 17 anos, e 190 progenitores – um de cada adolescente). Os resultados demonstram que os pais-homens são quem mais aplica as dimensões disciplinares, sendo os rapazes os principais alvos, e os adolescentes com idades entre os 12 e os 14 anos são os principais alvos de disciplina indutiva. Relativamente à associação do DDI com a FACES, verifica-se que famílias com uma coesão equilibrada fazem uma menor utilização de disciplina punitiva, famílias com coesão emaranhada apresentam maior utilização de todas as práticas disciplinares e famílias com uma coesão desligada fazem uma menor utilização das práticas disciplinas. O proposto no Modelo Circumplexo, no qual as famílias equilibradas apresentam melhores níveis de comunicação e satisfação familiar quando comparadas com as desequilibradas, foi confirmado. Tendo em conta os resultados obtidos poderá se útil desenvolver ações junto das famílias, para promover a utilização de métodos disciplinares positivos e trabalhar competências comunicacionais entre os seus membros, com o objetivo de melhorar a coesão e, consequentemente, a satisfação familiar.
The Family Adaptability and Cohesion Scales (FACES) is one of the most used instruments in the study of family relations, assessing some relevant dimensions of family functioning. This study aims to examine the relationship between cohesion, communication and family satisfaction, measured by FACES IV, and the Dimensions of Discipline Inventory (DDI) (inductive discipline, punishment, response cost and supervision). The sample consisted of 380 subjects (190 adolescents, aged between 12 and 17, and 190 parents - one from each teenager). The results show that fathers are the ones who use more disciplinary dimensions, being boys the main targets, and teenagers aged 12 and 14 are the main targets of inductive discipline. Regarding the association of the DDI and FACES, it appears that families with a balanced cohesion make less use of punitive discipline, families with enmeshed cohesion have higher use of all disciplinary practices and families with disengaged cohesion make less use of the analyzed discipline practices. The hypothesis of the Circumplex Model in which balanced families have better levels of communication and family satisfaction when compared to unbalanced families was confirmed. Taking into account the results it may be useful to work together with families to promote the use of positive disciplinary methods and work the communication skills among its members in order to improve cohesion and consequently family satisfaction.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica
Palavras-chave
Coesão , Comunicação , Satisfação , Disciplina
Citação