Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/7189
Title: O papel do coordenador no planejamento cooperativo: um estudo de caso com recurso a aprendizagem cooperativa
Authors: Gomes, Sherydan Lima Ferreira
Advisor: Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos
Lopes, José Pinto
Keywords: Aprendizagem cooperativa
Supervisão pedagógica
Coordenação pedagógica
Issue Date: 2016
Abstract: A realização desse trabalho teve como ponto de partida um estudo de caso sobre o papel do coordenador no planejamento cooperativo um estudo de caso com recurso a aprendizagem cooperativa. Essa proposta de pesquisa partiu da necessidade de trabalhar num contexto de cooperação e sobre o papel desempenhado pelo supervisor/coordenador pedagógico no ambiente escolar. O embasamento teórico permitiu que houvesse mais compreensão sobre o processo da supervisão pedagógica, o planejamento e aprendizagem cooperativa. Os estudos sobre esse tema também permitiu que se pusesse em prática atitudes de cooperação na coordenação pedagógica. Para essa pesquisa foi utilizada uma metodologia qualitativa, tendo a participação da pesquisadora agindo no papel de coordenadora e de cinco professoras de uma escola particular de Educação Infantil da cidade de Fortaleza no estado do Ceará. As técnicas para obtenção e análise de dados foram questionários e entrevistas aplicados as cinco professoras antes e depois do estudo de caso. Todos os momentos deste trabalho também foram descritos através de um Diário de Bordo pela pesquisadora. Ao final do estudo constatou-se que todo trabalho onde há participação coletiva há maior entrosamento da equipe e os benefícios são inúmeros, no ambiente, onde as práticas de cooperação são comuns no ambiente escolar.
This work took as its starting point a case study on the coordinator's role in cooperative planning a case study using cooperative learning. This research proposal stemmed from the need to work in a context of cooperation and on the role played by the supervisor / pedagogical coordinator in the school environment. The theoretical basis allowed were more understanding of the process of pedagogical supervision, planning and cooperative learning. Studies on this issue also made it possible to put into practice actions for cooperation in education supervision. For this research a qualitative methodology was used, with the participation of the researcher acting as coordinator and five teachers from a private school of Early Childhood Education of the city of Fortaleza in Ceara state. The techniques for obtaining and analyzing data were questionnaires and five teachers applied interviews before and after the case study. Every moment of this work was also described through a Diary by the researcher. At the end of the study it was found that all work where there is collective participation there is greater integration of the team and the benefits are numerous in the environment where the cooperation practices are common in the school environment.
Description: Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Supervisão Pedagógica
URI: http://hdl.handle.net/10348/7189
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_slfgomes.pdf
  Restricted Access
1,55 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.