Cister no Douro das granjas cistercienses às quintas durienses

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2010
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Resumo
A presente dissertação dedica-se ao estudo da Ordem de Cister, considerada como um dos movimentos religiosos mais importantes da espiritualidade da Europa Ocidental. Neste sentido, a minha investigação centra-se no desenvolvimento do movimento cisterciense em território nacional, nomeadamente na região do Douro, onde os monges brancos se estabeleceram, fundaram vários mosteiros e transmitiram uma espiritualidade marcante. Os propósitos deste estudo consistem em dar a conhecer o significativo impacto da implantação de Cister nessa região, concluindo que a sua acção foi determinante na colonização e fixação das pessoas, na organização do espaço, no desenvolvimento económico, social e religioso das populações, bem como na melhoria da agricultura local, potenciando importantes realizações técnicas e económicas. A Ordem de Cister foi introduzida em Portugal, no séc. XII, num momento em que ainda se encontrava na primeira fase de expansão e Portugal começava a desenvolver-se enquanto nação. É tradicionalmente apontado como primeira instalação o mosteiro de S. João de Tarouca (1143-1144), do qual irradiarão muitos outros mosteiros desta Ordem, tal como o de Santa Maria de Salzedas. Estes dois mosteiros em muito potenciaram a acção cisterciense na região do Douro, ao lado do Mosteiro de S. Pedro das Águias. Por aqui, os monges brancos de Cister desenvolveram a cultura do sabugueiro, desbravaram os terrenos, construíram socalcos, introduziram novas técnicas de cultivo, proporcionaram o desenvolvimento da cultura da vinha no Douro, implementaram novas castas, inventaram o Vinho Cheirante de Lamego, (que mais tarde se passou a designar por Vinho do Porto), o champagne (que ainda hoje se produz na Murganheira) e fomentaram o comércio dos vinhos produzidos na região. Detinham um grande poder económico proveniente do enorme património que possuíam, desde coutos, passando pelas granjas, chegando às variadas quintas do Douro, das quais eram proprietários e que ainda hoje existem. Infelizmente, o conhecimento mais profundo da obra notável dos monges de Cister no vale do Douro esbarra na escassez documental. No século XIX ficaram reduzidos a cinzas os enormes cartórios desses mosteiros e com eles desapareceu a possibilidade de hoje recuperarmos uma parte essencial não só da história desses cenóbios, mas também da região duriense na Idade Média. Dos tempos em que a ordem se implantou e se estendeu, logo nos primórdios da nacionalidade, fica-nos a imagem de um sucesso empresarial que criou e dinamizou muitos dos núcleos populacionais da região, assumindo os princípios de uma estrutura organizativa sediada nestas encostas do vale do Douro, abertas às inovações, às relações com o litoral e com forte integração nos jogos de fluxo e troca.
This dissertation is centered on the study of the Cistercian Order, considered one of the most important religious movements of spirituality in Western Europe. Thus, this research focuses on the development of the Cistercian movement in Portugal, namely in the Douro region, where the white monks settled themselves, founded several monasteries and transmitted a remarkable spirituality. The purposes of this study consist in knowing the significant impact that the implementation of the Cister Order provoked in the region, concluding that it was decisive in the colonization and establishment of people, in the organization of space, in the economic social and religious development of the populations, as well as in the improvement of the local agriculture, enhancing important technical and economic achievements. The Cistercian Order was introduced in Portugal in the 12th century, when the Order was still in its first phase of expansion and Portugal began to develop itself as a nation. The monastery of S. João de Tarouca (1143-1144) is traditionally appointed as the first monastery of the Order, from which radiated many other monasteries, such as the monastery of Santa Maria de Salzedas. These two monasteries boosted the Cistercian action in the Douro region, as well as the monastery of S. Pedro das Águias. In this region, the Cistercian monks developed the culture of elderberry, cleared the land, built terraces, introduced new farming techniques, provided the development of vineyards in the Douro, implemented new varieties, invented the “Cheirante de Lamego” wine, (which later changed its name to Port), the champagne (which is produced in Murganheira) and encouraged the trade of wines produced in the region. They had great economic power deriving from their enormous wealth they had, since hunting grounds, granges, several farms in the Douro, which were their property and that still exist today. Unfortunately, the deeper understanding of the remarkable work of the Cistercian monks in the Douro valley is blocked by the scarcity of available documents. In the 19th century, the huge registries of these monasteries were reduced to ashes and with them disappeared the possibility of recovering an essential part of the history of these monasteries, but also of the history of the Douro region in the Middle Ages. From the time the Order was implemented and extended, at the beginning of the nationality, the dominant image was that of a successful business that created and stimulated many of the population centers in the region, assuming the principles of a organizational structure settled on these slopes of the Douro valley, opened to innovations, to the relations with the coast and with a strong integration into the games of flux and exchange.
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Dissertação de Mestrado em Ciências da Cultura
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