Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/7196
Title: Ser professor no ensino privado católico: uma experiência de 20 anos
Authors: Magalhães, João Mário Matos
Advisor: Martins, Artur Manuel Lourenço Tavares dos Anjos
Saavedra, Francisco José Félix
Keywords: Educação física
Professores
Ensino particular (Católico)
Percurso profissional
Atividades letivas
Atividades extraletivas
Issue Date: 2016
Abstract: O presente relatório descreve e analisa o percurso de vinte anos de atividade profissional de um docente de Educação Física, realizado numa instituição escolar privada, fundada em 1926 na aldeia de Famalicão-Anadia pela Província Portuguesa da Ordem de S. José de Cluny, e atualmente designada - Colégio de Nossa Senhora da Assunção -. Inicialmente o documento contextualiza a instituição onde decorreu a atividade profissional referindo-se à realidade do ensino privado em Portugal e às particularidades da instituição relativas à sua génese e história, características organizativas e ideológicas de carácter humanístico e religioso. As duas circunstâncias, pertencer ao “Ensino Privado” e ao “Ensino Confessional Católico”, ainda que de forma quase impercetível, são influências marcantes que explicam alguns aspetos diferenciadores do percurso profissional apresentado. Após o enquadramento institucional, o relatório apresenta em duas secções distintas as atividades profissionais desenvolvidas. A primeira secção, mais genérica, dá uma perspetiva do percurso realizado entre 1995 e 2015. Na segunda secção, descreve-se e analisa-se de forma mais pormenorizada a atividade profissional desenvolvida num ano escolar - 2013-2014 -, ano académico que antecedeu o início deste trabalho de pesquisa e reflexão. As duas secções seguem o mesmo modelo de apresentação do trabalho descritivo e reflexivo, separando nesse modelo duas categorias de atividades, as atividades letivas e as atividades extralectivas. Nas atividades letivas incluem-se as atividades de preparação da lecionação, lecionação e avaliação. Nas atividades extralectivas incluem-se os projetos desenvolvidos na instituição, que normalmente são transversais às diferentes áreas curriculares, e têm geralmente uma forte componente de objetivos associados às dimensões relacionadas com a cidadania e com o enquadramento religioso dessa cidadania ou forma de estar na vida e no mundo. Há também uma significativa referência às atividades desportivas, tanto no âmbito da animação e formação, como na componente competitiva e federada. Por último, o trabalho inclui uma reflexão sobre o percurso trilhado nos últimos 20 anos e uma reflexão sobre a prospetiva do trabalho profissional futuro.
The following report details and analyses a twenty year long career of a physical education teacher, in Colégio de Nossa Senhora da Assunção (CNSA) – a private school in Famalicão, Anadia that was founded in 1926 by the Portuguese congregation of the Sisters of St. Joseph of Cluny. The first part of the document is dedicated to how the school settled in the Portuguese private schooling landscape – describing the unique characteristics that derive from its origin, the management and the core religious and humane guiding values. After the institutional introduction, it is explained how by bringing together both “Private” and “Catholic Religious” teaching in one school, subtle influences ended up moulding the teacher’s career and giving it its defining traits. There is a summarizing description of the whole career from 1995 to 2015 followed by more detailed analysis of the school year 2013-2014, the year preceding this document. Both analyses keep the distinction between class related activities and extracurricular activities. The former category encloses the preparation of classes, teaching and evaluation. The latter refers to projects developed for the school and the students. These projects usually concern the whole curricular program – not just physical education – and are oriented towards the civic development and moral uprightness of the student, while trying to provide a religious compass for how the students perceive and behave in society. The other described extracurricular activities concern sporting events, both entertainment wise and competition related. The last part of the document contains a reflection on the last 20 years and an outlook for the future career.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10348/7196
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_jmmmagalhães.pdf
  Restricted Access
3,19 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.