O relacionamento entre supermercados e fornecedores de produtos alimentares no Estado de Minas Gerais

Data
2016
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Esta investigação integra-se na temática dos relacionamentos varejista-fornecedor da Cadeia de Abastecimento (CA) e pretende definir e validar um modelo teórico que explique a importância dos relacionamentos e da cooperação/colaboração no desempenho financeiro e na satisfação econômica da CA Alimentar em Minas Gerais -Brasil. Um modelo teórico foi proposto para analisar o efeito das práticas de relacionamento (confiança, compromisso, dependência, poder coercitivo e poder não coercitivo) na cooperação e qual o impacto de tais práticas e da cooperação no desempenho financeiro e na satisfação econômica do varejista. Em consequência, são operacionalizados oito construtos ou variáveis latentes: confiança, compromisso, dependência, poder coercitivo, poder não coercitivo, cooperação, desempenho financeiro e satisfação econômica. Esse modelo foi traduzido em cinco hipóteses, que no seu conjunto permitem o estudo das relações estudadas. O modelo foi validado através de um questionário construído para o efeito aplicado a uma amostra de 351 empresas varejistas do setor de alimentos de Minas Gerais. Numa primeira fase é analisada a validade dos construtos propostos e, numa segunda fase, é estimado o modelo teórico proposto através da análise de equações estruturais. Os resultados indicaram que o desempenho financeiro e a satisfação económica estão positivamente relacionados com a cooperação entre varejista-fornecedor. Os resultados também indicaram um efeito negativo significativo entre poder (coercitivo e não coercitivo) e o desempenho financeiro, apesar da relação positiva significativa entre o poder não coercitivo e a cooperação.
This research is part of the theme retailer-supplier supply chain relationships (SC) and intends to define and validate a theoretical model that explains the importance of relationships and cooperation/collaboration in the financial performance and economic satisfaction of the Food SC in Minas Gerais - Brazil. A theoretical model was proposed to analyze the effect of the relationship practices (trust, commitment, dependency, coercive power, non-coercive power) on cooperation and the impact of such practices and cooperation in the retailer financial performance and economic satisfaction. Consequently, eight constructs are operationalized: trust, commitment, dependency, coercive power, non-coercive power, cooperation, financial performance and economic satisfaction. This model was translated into five hypotheses, which together allow the study of the relationships studied. The model was validated by a questionnaire applied to a sample of 351 food retail companies from Minas Gerais. In the first phase the validity of the proposed constructs was analyzed, and in a second stage, the theoretical model proposed was validated by the structural equation modeling. The findings indicate that financial performance and economic satisfaction are positively related to retailer-supplier cooperation. The results also indicate a significant negative effect of power (coercive and non-coercive) and financial performance, despite the significant positive relationship between non-coercive power and cooperation.
Descrição
Tese de Doutoramento em Gestão
Palavras-chave
Logística empresarial , Estado de Minas Gerais (Brasil) , Gestão da cadeia de abastecimento
Citação