Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/7206
Title: Significações de alunos-atletas sobre o esporte: uma análise focada num centro esportivo e na Educação Física escolar
Authors: Rizzo, Deyvid Tenner de Souza
Advisor: Aranha, Ágata Cristina Marques
Freitas, Clara Maria Silvestre M.
Keywords: Desporto
Pedagogia
Educação
Saúde
Alunos
Atletas
Issue Date: 1-Feb-2017
Abstract: O esporte tem sido manifestação da cultura corporal humana desde os primórdios, mas o que ele significa nos dias atuais? O que resulta o tratamento educacional dado ao esporte? A partir destes questionamentos, neste estudo objetivamos analisar as significações que alunos da educação básica e atletas de um centro esportivo têm sobre o esporte, e, ainda, identificar os impactos positivos e, talvez, negativos da presença do esporte na vida dessas pessoas, a fim de propormos uma intervenção pedagógica por meio de valores do esporte educacional. Os sujeitos desta investigação foram alunos que frequentavam as aulas de Educação Física na Escola e atletas matriculados em alguma modalidade esportiva num centro esportivo com idades que variavam de 13 a 18 anos. Sendo um trabalho de abordagem qualitativa, para a coleta dados realizamos observação participante do tipo etnográfica e aplicação de questionários. Para tratamento dos dados obtidos, utilizamos o software IMARUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). Adotamos o modelo escandinavo de tese, na qual foram desenvolvidos cinco artigos utilizando o esporte com tratamento educacional como ferramenta de sistematização e manutenção da prática esportiva. A análise das significações dos alunos e atletas sobre o esporte aponta que ainda persistem métodos segregadores em tal prática. Além disso, apontamos que o esporte com tratamento educacional pode melhorar a qualidade de vida da pessoa, principalmente pela influência que pode ter sobre as diferentes dimensões do esporte. Pudemos identificar comportamentos positivos oriundos da prática esportiva, tais como o companheirismo, solidariedade, amizade, respeito, prazer e motivação, mas também que ainda persistem fatores negativos como a segregação e violência que aumentam o descontentamento dos sujeitos com a prática esportiva. Contudo, tais efeitos negativos podem ser reparados com tratamento esportivo educacional por meio da pedagogização do esporte.
The sport has been manifestation of the human body culture since the early days, but what does it mean today? The resulting educational treatment of the sport? From these questions, in this study we aim to analyze the meanings that basic education students and athletes of a sports center have about sports, and more, to identify the positive and perhaps negative impacts of the presence of sport on their lives, in order to propose a pedagogical intervention through educational values of sport. The subjects of this research were students attending Physical Education classes in the School and athletes enrolled in some sports modality in a sports center with ages ranging from 13 to 18 years. This is a work of qualitative approach, for a data collection we realized participative observation of the ethnographic type and the application of questionnaires. For the treatment of the obtained data, we used the software IMARUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). We adopted a Scandinavian thesis model, in which five articles were developed using sport with educational treatment as a tool for systematization and maintenance of sports practice. The analysis of the meanings of the students and athletes about the sport indicates that there are still segregating methods in this practice. Moreover, we pointed that sport with educational treatment can advance the quality of life of the person, mainly because of the influence that can have on the different dimensions of the sport. We were able to identify positive behaviors from sports, like as companionship, solidarity, friendship, respect, pleasure and motivation, but there are still negative factors persist like as a segregation and a violence that increases the displeasure of subjects with a sports practice. However, such negative effects can be repaired with the educational sports processing through the pedagogization of the sport.
Description: Tese de Doutoramento em Ciências do Desporto
URI: http://hdl.handle.net/10348/7206
Document Type: Doctoral Thesis
Appears in Collections:TD - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
phd_dtsrizzo.pdf1,92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.