Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/7225
Title: O processo ensino-aprendizagem de matemática através do jogo (tradicional e digital): a ludicidade no contexto da sala de aula do 6º ano do ensino fundamental. Estudo de caso
Authors: Neto, João Chaves de Oliveira
Advisor: Escola, Joaquim José Jacinto
Keywords: Tecnologias da informação e comunicação
Jogos (lúdicos)
Ensino
Aprendizagem
Matemática
Issue Date: 2-Feb-2017
Abstract: Esta investigação de mestrado em Ciências da Edicação, área de especialização em Comunicação e Tecnologia Educativas tem por título: O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DO JOGO (TRADICIONAL E DIGITAL): A LUDICIDADE NO CONTEXTO DA SALA DE AULA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. ESTUDO DE CASO. Aquí se propôs discorrer acerca do uso do jogo e da dimensão lúdica como ferramenta de didatização dos conteúdos contidos no curricular escolar, verificar se o jogo pode ser uma mediação do processo ensino-aprendizagem de Matemática. Estabeleceu-se como problemática de investigação: o lúdico (jogos, games, brinquedos e brincadeiras) como mediação na aprendizagem dos conteúdos da disciplina Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental. Ao mesmo tempo procurou-se verificar qual dificuldades os professores revelam no uso do lúdico (jogos, games, brinquedos e brincadeiras), na transposição didática dos conteúdos da disciplina Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental e, como o lúdico pode auxiliar o professor de Matemática neste nível de ensino a mediar o processo ensino-aprendizagem. Optou-se em realizar uma investigação de cariz qualitativo, um estudo de caso. Estabelceu-se como contexto de investigação o Colégio Nossa Senhora do Rosário, envolvendo como respondentes privilegiados a diretora da instituição, uma coordenadora do 1º turno, quatro professoras de Matemática. Utilizou-se observação não participante, realizaram-se entrevistas com perguntas abertas, entrevista, captura de imagens. Observou-se que as professoras fazem uso do lúdico, mas ainda se encontram numa fase de adaptação ao uso da metodologias e estratégias que envolvam o jogo, havendo a necessidade de rever as atividades pedagógicas realizadas, principalmente no que diz respeito as TIC.
This research master's degree in Educational Sciences, specialization in Communication and Technology Education is entitled: O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DO JOGO (TRADICIONAL E DIGITAL): A LUDICIDADE NO CONTEXTO DA SALA DE AULA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. ESTUDO DE CASO. Here proposed discourse about the use of the game and the fun aspect as didactization tool of the contents contained in the school curriculum, verify that the game can be a mediation of mathematics teaching-learning process. It was established as a research problem: the playful (games, games, toys and games) as a mediator in the learning of mathematics discipline the content of the 6th year of elementary school. At the same time we tried to verify that difficulties teachers reveal the use of recreational (games, games, toys and games), the didactic transposition of Mathematics discipline the content of the 6th year of elementary school and, as the playful can help the teacher math this level of education to mediate the teaching-learning process. It was decided to conduct a qualitative nature research, a case study. if Estabelceu as research context the School Our Lady of the Rosary, involving as respondents favored the director of the institution, a coordinator of the 1st round, four teachers of mathematics. It used non-participant observation, interviews were conducted with open questions, interview, taking pictures. It was observed that the teachers make playful use, but are still in a phase of adaptation to the use of methodologies and strategies involving the game, there is a need to review pedagogical activities, particularly with regard to ICT.
Description: Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Comunicação e Tecnologia Educativas
URI: http://hdl.handle.net/10348/7225
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_jconeto.pdf1,51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.