Esperança, expectativas profissionais e maturidade vocacional em estudantes do ensino superior

Data
2017-02-03
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Resumo
A Esperança é conceptualizada como um processo cognitivo que permite ao sujeito ter motivação para traçar planos, a fim de atingir metas. Este estudo tem como objetivo validar fatorialmente a CHS (Children’s Hope Scale) em estudantes do ensino superior. Participaram 468 estudantes de uma universidade do interior, do sexo masculino (n= 100) e feminino (n=368) com média de idade de 20.73 e (DP=3.27). Foi verificado o poder discriminativo dos itens, a fiabilidade, e a validade fatorial através da análise fatorial confirmatória, recorrendo ao software SPSS versão 20 e AMOS. O estudo sugere que a CHS é válida para estudantes do ensino superior, avaliando uma única dimensão.
Hope is conceptualized as a cognitive process that allows the subject to be motivated to make plans in order to achieve goals. This study aimed to validate the CHS (Children’s Hope Scale) in university students. Participants were 468 students from a university in North of Portugal, male (n= 100) and female (n=368) with mean age of 20.73 years old and (SD=3.27). It was verified the discriminate power of itens, the reliability, and factorial validity through confirmatory factor analysis using SPSS version 20 and AMOS software. The results suggests that CHS is valid for university students, evaluating a single dimension.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação
Palavras-chave
Esperança , Ensino superior , Análise fatorial confirmatória , Expetativas profissionais , Maturidade vocacional , Desenvolvimento vocacional
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