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Title: História da Matemática no ensino da Matemática: tarefas matemáticas para trabalhar a Matemática a partir da história da Matemática
Authors: Tavares, Eunice Joana Ribeiro
Advisor: Aires, Ana Paula Florêncio
Keywords: Matemática
História
Tarefas
Ensino
Aprendizagem
Issue Date: 6-Feb-2017
Abstract: Atualmente a crescente evolução das ciências exige uma Matemática cada vez mais complexa. Assim, as exigências e especificidades da Matemática fazem surgir variadas conceções. A generalidade das conceções apontadas, à disciplina, apresenta um aspeto comum: a desconsideração da Matemática como uma atividade humana, desenvolvida para satisfazer as necessidades do Homem. Naturalmente, sendo a matemática produto da atividade humana poderá, também, ser considerada como um produto cultural, pois, acaba por integrar a cultura do povo que a desenvolveu. É importante que tanto os professores como os alunos encarem a Matemática tal como ela é, ou seja, uma atividade humana, um produto cultural, um conjunto de conhecimentos uno, entre outras considerações verídicas. A História da Matemática pode auxiliar essa mudança, uma vez que, dá a conhecer as motivações, causas e personagens que desenvolveram esta ciência, ao mesmo tempo que permite verificar a unicidade dos conteúdos. A História da Matemática quando devidamente integrada no ensino acarreta inúmeras potencialidades, contudo, são apontadas algumas objeções, das quais possuem fundamento a escassez de recursos que auxiliem a concretização dessa integração. Certamente, a História da Matemática não é um assunto da atualidade, sendo que ganhou destaque, aquando da reformulação da Universidade de Coimbra, cujos estatutos instituíram a obrigatoriedade do estudo da temática. A inclusão da História da Matemática nos Programas de Matemática foi bastante reforçada nos documentos homologados nos anos 1991 e 2007, situação que, com a homologação do Programa de Matemática, no ano 2013, mudou radicalmente. No novo documento, a História da Matemática foi totalmente desvalorizada, sendo a prioridade o desenvolvimento do conhecimento e dos procedimentos matemáticos. Apesar da desconsideração da temática no Programa Curricular em vigor, tanto a formação de professores, como os manuais escolares continuam a valorizar a temática, sendo notória a sua inclusão.
Currently the growing evolution of science requires a math increasingly complex. Thus, the requirements and specificities of mathematics make arise various concessions. Most of the concessions pointed to the subject presents a common aspect: the disregard of mathematics as a human activity, developed to meet the needs of the Man. Of course, being the product of human activity math may also be considered as a cultural product, because turns out to be part of culture of the people who developed it. It is important that both, teachers and students, face maths as it is, an human activity, a cultural product, a set of a unique knowledge, among other true considerations. The history of mathematics can help this change, since it gives to know the motivations, causes and characters who developed the science, while allow checking the uniqueness of content. The history of mathematics when properly integrated in teaching entails great potential, however points out some objections, which have ground the scarcity of resources to assist the implementation of this integration. Certainly, the history of mathematics it’s not a subject just of our days, and who won to prominence at the time of the recast of the University of Coimbra, whose statutes have established the obligation of the thematic study. The inclusion of the History of Mathematics in Mathematics programs has been greatly strengthened in the approved documents in 1991 and 2007, a situation that, with the approval of the Mathematics Program, in 2013, changed radically. In the new document, the history of mathematics was totally devalued being the priority the development of knowledge and mathematical procedures. Despite the disregard of the theme in the curriculum in force, in the teacher training and as in the school textbooks continue to enhance the theme, being known his inclusion.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10348/7242
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

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