O serviço social em contexto escolar: o papel do assistente social na articulação da escola com as instituições da comunidade local

Data
2017-02-06
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Este estudo foi desenvolvido num agrupamento de escolas TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) e pretende constituir um elemento de reflexão sobre a importância dos assistentes sociais em contexto escolar. A escola na sociedade atual assume especial importância na vida das crianças e jovens, uma vez que com o aumento da escolaridade obrigatória estes passam cada vez mais tempo da sua vida em contexto escolar. A escola é confrontada com problemas complexos, como por exemplo, insucesso, abandono, absentismo e violência escolar. Para além destes fenómenos a escola confronta-se também com um conjunto de problema a nível social, fruto de alterações económicas, socias e culturais. Apesar desta realidade a presença de assistentes sociais nas escolas ainda apresenta uma expressão pouco significativa. Assim, refletir sobre a atuação dos assistentes sociais nas escolas é fundamental e constitui uma forma de exploração deste campo de atuação a nível profissional. Este estudo pretende abordar a necessidade da escola articular com as instituições da comunidade local para enfrentar os problemas que vive no seu quotidiano, refletindo na importância que os assistentes sociais apresentam neste trabalho. Para realizar este estudo foi utilizada a abordagem mista, tendo-se partido da aplicação de inquéritos por questionários a trinta e seis diretores de turma do agrupamento de escolas em estudo e a trinta e um profissionais das instituições da comunidade local. Para além do inquérito por questionário foram realizadas cinco entrevistas a elementos considerados fundamentais para a exploração de algumas questões. Este estudo permitiu concluir que os professores do agrupamento de escolas em estudo consideram que existem problemas sociais e escolares em que é necessário estabelecer a articulação com as instituições da comunidade local o que remete para a necessidade da escola ser encarada como um sistema aberto em comunicação com a comunidade em que está inserida. Foi possível também perceber que quer os professores quer os profissionais das instituições da comunidade local consideram que atuação do assistente social se diferencia da do professor ao nível da articulação e que o assistente social apresenta um conjunto de mais-valias ao nível da intervenção nesta área de atuação, uma vez que facilita a comunicação, a partilha de saberes e a concertação de estratégia de intervenção que possibilitam rentabilizar e otimizar recursos.
This study was developed within a group of TEIP schools (Educational Territories of Priority Intervention) and intends to be an element of reflection on the importance of social workers in schools. In today's society, the school is particularly important in the lives of children and young people, due to the increasing amount of time they spend in schools and due to the increasing compulsory education period. The school faces complex problems such as school absenteeism, failure, violence and school leavers. In addition, the school also faces a set of problems at the social level, resulting from economic, social and cultural changes. Despite this reality, the presence of social workers in schools still has a minor expression. Therefore, it is essential to reflect on the role of social workers in schools as a form of exploring this aspect of social work practice. This study aims to address the need for schools to work with local community institutions to effectively face the school’s daily problems and highlight the importance of social workers in this context. A mixed methods approach was used to conduct this study. Survey questionnaires gathered the views of thirty-six class directors from the group of TEIP schools and thirty-one professionals from local community institutions. In addition, five interviews were conducted to fundamental players, aiming to explore specific aspects of this investigation. This study found that the sample of teachers used in this research considered that there are social and academic problems when coordinating efforts with local community institutions. The previous, denotes the need for the school to be seen as an open system of communication with the community, in which it operates. Moreover, both teachers and professionals from the local community institutions believe that the social workers’ actions differ from the teacher at the level of interaction. Conclusions also point that the social worker brings a set of advantages to interventions in this area of activity/occupation, by facilitating communication, knowledge exchange and strategic intervention skills that allow the maximization and optimization of resources.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Serviço Social
Palavras-chave
Assistente social , Escola , Articulação , Instituições da comunidade local
Citação