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Title: Percepção da imagem corporal em adolescentes do ensino médio
Authors: Uchoa, Francisco Nataniel Macedo
Advisor: Aranha, Ágata Cristina Marques
Keywords: Imagem corporal
Adolescentes
Escola
Avaliação antropométrica
Issue Date: 6-Feb-2017
Abstract: A adolescencia é uma fase de profundas transformações fisiológicas e psicológicas em que são observadas distorções e insatisfações quanto a Imagem Corporal (IC), sendo um processo complexo que necessita melhores elucidações. O objetivo deste estudo é comparar as variáveis antropométricas e relacionár a influencia sociocultural com à IC e entre alunos da rede pública e particular na cidade de Fortaleza. Foram avaliados 225 estudantes da rede pública e 225 da rede particular de ensino, com idade entre 14 e 16 anos. Protocolos utilizados: o Questionario de Satisfação Corporal (BSQ); as Escalas de Silhuetas Brasileiras em Adolescentes, desenvolvidas por Kakeshita e; o Questionário de Atitudes Socioculturais em Relação à Aparência (SATAQ-3). Para a avaliação antropométrica foi utilizado: o Índice de Massa Corporal (IMC) e; a Circunferência da Cintura (CC). O IMC dos alunos avaliados foi de 21,8 (± 5,2) Kg/m2 , a CC foi de 74,5 (±10,1) cm e a média da estatura dos estudantes da escola particular foi maior que os da pública, 163,9 (± 8,1) vs. 166,4 (±8,4) cm (p=0,002). No que concerne a prática de educação física (EF) na escola particular, os meninos praticam-na com mais frequência, (49%), já as meninas 32% (p=0,002). Após análise do SATAQ-3 entre os escolares da rede pública e particular, constatou-se que a mídia demostrou ter maior influência, como maiores índices do SATAQ-3 nos alunos da rede particular (p=0,04), e que quanto maior a insatisfação verificada pelo BSQ com a IC maior a influência dos subitens geral, atlético e corpóreo do SATAQ-3. Pode ser contado a presença de distorções na IC nos escolares e alterações significativas nos alunos da rede pública e particular assim como nas alterações por sexo, em que os alunos da rede pública apresentaram uma maior insatisfatição da IC e as meninas demonstraram menor interesse na prática da EF Escolar.
Adolescence is a phase of profound physiological and psychological changes in which Body Image (BI) distortions and dissatisfactions are constantly observed. This distinction is a complex process that requires better elucidations. The aim of this study is to analyze anthropometric variables and relate to sociocultural influences of BI between students of a private and other public school of the city of Fortaleza. It was evaluated 225 students for both each institution aged between 14 and 16 years. Protocols used: Questionnaire of Body Satisfaction (BSQ); Silhouettes Scales Brazilian in Adolescents, developed by Kakeshita and Sociocultural Attitudes Questionnaire in Relation to Appearance (SATAQ-3). For the anthropometric measurements was used: Body Mass Index (BMI) and Waist Circumference (WC). The BMI was 21.8 (± 5.2) kg / m2 and WC was 74.5 (± 10.1) cm. The average height of the students of the private school was higher than the public one, 163.9 (± 8.1) vs. 166.4 (± 8.4) cm (p = 0.002). With regard to physical education, in the private school, the boys related to be more involved (49%), than girls 32% (p = 0.002). After analysis of SATAQ-3 among students of public and private schools, it was found that the media has shown to have greater influence, such as higher rates of SATAQ-3 students in the private school (p = 0.04), and higher dissatisfaction verified with highest BI influence of general and athletic body domains. It was found that distortions in BI showed differences between both schools which students of the public institution presented higher levels of dissatisfaction and girls related lower interest in the practice of Schoolar Physical Education.
Description: Dissertação de Mestrado em Ciências do Desporto, Especialização em Avaliação e Prescrição na Atividade Física
URI: http://hdl.handle.net/10348/7257
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

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