Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/7264
Title: A utilização de QRCode na indústria vinícola
Authors: Gomes, Afonso de Sousa Ferreira
Advisor: Santos, Raul Manuel Pereira Morais dos
Keywords: Indústria vinícola
Promoção
Contextualização
QR Code
Issue Date: 6-Feb-2017
Abstract: A utilização de etiquetas visuais 2D do tipo QR Code na contextualização dos mais variados produtos tem-se vulgarizado na mesma medida da proliferação de dispositivos móveis no atual paradigma da internet. Hoje em dia é cada vez mais frequente a utilização de etiquetas QR Code para contextualizar serviços e estimular a interacção entre consumidor e produtos/serviços nas mais variadas áreas económicas e não só. No caso da indústria vinícola, em particular no que concerne à rotulagem de garrafas de vinho, o trabalho apresentado nesta dissertação revela uma tendência para uma crescente inclusão de QR Code nos contra rótulos no sentido de aproximar o consumidor à marca e dar a conhecer um pouco mais das características do vinho contextualizado e convidá-lo para um conjunto mais abrangente de opções dinâmicas, como as provas, a partilha social, eventos, entre outras. Contudo, existem ainda muitos casos de utilizações incorrectas ou QR Code que não são correctamente explorados. As indicações que esta dissertação fornece, alinhadas com as devidas conclusões retiradas da análise factual do mercado actual, quer nacional, quer internacional, mostram que existe um conjunto de mais-valias na utilização deste tipo de ferramentas não só para a informação do consumidor acerca de um vinho em particular, mas sim para uma panóplia de serviços que vão além disso. Assim, a contribuição mais importante deste trabalho reside num conjunto de propostas que visam promover a indústria vinícola e o turismo associado, conhecido por enoturismo, de uma forma mais dinâmica, envolvendo o consumidor num cenário que vai muito além da garrafa de vinho.
The use of 2D QR Code type of visual tags in the context of various products has become popular along with the spread of mobile devices in the current paradigm of the internet. Nowadays it is increasingly common to use QR Code labels to contextualize services and boost the interaction between consumers and products/services in various economic areas and beyond. Regarding the wine industry, namely the labeling of wine bottles, the work presented in this thesis shows a trend in the increasing addition of QR Code on back labels aiming at getting the consumer closer to the brand and making him know a little more of the wine contextualized characteristics and inviting him to a broader set of dynamic options, like wine tastes, social sharing events, among others. However, there are still many cases of incorrect use of QR code that are not accurately operated. The clues provided by this thesis, in line with the relevant conclusions drawn from the factual analysis of the current market, both national and for a range of services that go beyond that. Thus, the most important contribution of this work lies in a set of proposals aimed at promoting the wine industry and the associated tourism, known as wine tourism, in a more dynamic manner, involving the consumer in a setting that goes far beyond the wine bottle.
Description: Dissertação de Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
URI: http://hdl.handle.net/10348/7264
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_asfgomes.pdf8,1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.