A importância da música na publicidade televisiva

Data
2017-02-07
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Sendo a publicidade uma área que tem vindo a ser cada vez mais investigada, esta dissertação de mestrado pretende contribuir para o aumento do conhecimento sobre essa área específica da comunicação. Nesse sentido, procuramos perceber em que medida a música contribui para um determinado nível de eficácia do artefacto comunicativo. Desenhamos um procedimento experimental, onde apresentamos um teste baseado na exposição de uma curta metragem com um intervalo publicitário no qual foi alterada a música dos vários anúncios para que se pudesse tentar perceber até que ponto este fator influencia a retenção da mensagem publicitária ou apenas de algum elemento do construto publicitário, junto de jovens universitários. Verificamos que existe relação entre o tipo de música existente dos spots publicitários e a recordação.
Publicity is an area that has been increasingly investigated and this dissertation aims to contribute to increase knowledge about this specific area of communication. In this sense, we try to understand in what extend the music contributes to a certain level of effectiveness of the communicative artifact. We design an experimental procedure where we present a test based on a exposure of a short film with a commercial break in which the music of several ads was changed so we could try to understand in which way this factor influences the retention of the advertising message or just some element of advertising construct along with college students. We found there is a connection between the type of music present in advertising and the memory we create about it.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação, Variante de Comunicação Pública, Política e Intercultural
Palavras-chave
Comunicação , Publicidade , Música , Recordação , Jovens , Spot publicitário
Citação