O contributo da animação sociocultural para uma escola de futuro: expectativas dos diferentes intervenientes

Data
2010
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Vivemos num tempo em que as mudanças em qualquer sector da vida são demasiado rápidas: o "certo" e o "adequado" de agora mais logo parecem já não fazer grande sentido! Vemos a humanidade numa tentativa desenfreada de acompanhar as profundas transformações e algo desorientada. Neste contexto conturbado pela procura incessante de respostas que satisfaçam, em tempo real, os desafios de uma sociedade muito exigente de valores que podem não ser os mais importantes, a Educação assume cada vez mais um papel preponderante não só na preparação escolar e profissional dos jovens, mas também na missão de educar para os valores. É nesta perspectiva de conciliação ou de complementaridade destas duas variáveis dicotómicas que a Animação Sociocultural pode contribuir para a revitalização dos valores essenciais, concorrendo desta forma para o desenvolvimento integral dos jovens, enquanto futuros cidadãos e, sobretudo enquanto pessoas.
In howaday's society everthing is regarded as fluid. Every section of our lives is changing faster and faster. So, what now is considered "right" or "adequate" can make no sense in a few days! Humanking seems bewilderer and confused and is trying desperately to follow the great changes in society. In this complex context people are looking for effective answers to satisfy the challenges of an ever demanding society that needs values. That's why Education is assuming a crucial role not only in teenagers' performance at school and their ability to enter the labour market but also in the encouragement of creating their own values. According to the perspective of conciliating this dichotomy the "Sociocultural Animation" can contribute to the revitalization of the essential values and so helping the full development of young people as the citizens of the future and as human beings.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação
Palavras-chave
Escola , Educação , Mudanças , Ensino , Animação Sociocultural , Futuro , Expectativas , School , Education/Teaching , Changes , Sociocultural , Expectations
Citação