Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/731
Title: Causas de (in)sucesso escolar
Authors: Cunha, Sónia Filipa Oliveira da
Advisor: Aranha, Ágata
Keywords: Sucesso
Insucesso
Família
Aluno
Success
Failure
Family
Student
Issue Date: 2010
Abstract: O Insucesso escolar tornou-se um problema do actual sistema de ensino. Não sendo novo, ele requer hoje uma reavaliação, devido às mudanças profundas que as sociedades têm vindo a registar, quer na socialização dos jovens, quer nas exigências que estas fazem cada mais, à participação destes, em diferentes esferas sociais. A desvalorização dos jovens, o insucesso e o desinteresse escolar constituem ainda hoje, nas nossas escolas fenómenos massivos cuja natureza e determinantes parecem ser de essência socioeconómica e /ou desmotivação. Todos sabemos, que este não é um assunto de fácil resolução e que não existem planos óptimos, nem soluções mágicas, para combater o insucesso escolar. No entanto, mesmo assim, todos juntos devemos apresentar soluções/respostas possíveis, por forma a atenuar ou eliminar este problema. A amostra foi constituída por 214 indivíduos, sendo 166 alunos do 3º Ciclo, 30 alunos do Cefs e 18 Professores. Os resultados obtidos indicam que a motivação dos alunos para aprender, o equilíbrio da estrutura familiar, articulação entre a matéria de ensino e a realidade da vida e a percepção da importância dos estudos para o futuro, são factores importantes no combate ao insucesso escolar
The school failure has become a problem of the current educational system. Not new, it now requires a revaluation due to the profound changes that societies experienced over the last years, either in the socialization of young people, both in the demands they make each more, on the participation of those, in different social spheres. The devaluation of the young, school failure and disinterest still constitute, in our schools, to a mass phenomena whose nature and essence seem to be of socio-economic and / or motivational reasons. We all know that this is not an easy matter to solve and there are no great plans or magic solutions to combat school failure. However, even then, all together we provide solutions and answers as soon as possible, so that we can reduce or eliminate this problem. The sample consisted of 214 individuals, with 166 students in the 3rd cycle, 30 students and 18 teachers of CEF´S. The results indicate that students motivation to learn, the balance of family structure, articulation between the issues taught and life´s reality and perception of the importance of education for the future are important factors in the fight against school failure.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários
URI: http://hdl.handle.net/10348/731
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:OLD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_sfocunha.pdf1,23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.