Metamorfoses do balanço de competências: implementação de provas de certificação no atual processo de reconhecimento, validação e certificação de competências escolar

Data
2016
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Projetos de investigação
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Resumo
Em analogia com o título, o presente estudo versa sobre a premência de compreender as metamorfoses do balanço de competências ao longo dos sessenta anos de Conferências Internacionais de Educação de Adultos e das várias políticas e sistemas nacionais de educação de adultos, com especial enfoque na Iniciativa Novas Oportunidades e na atual política de orientação ao longo da vida. Ao longo desta dissertação, pretende-se perceber de que modo é que a implementação das provas de certificação constitui um progresso no que respeita aos mecanismos de avaliação do reconhecimento e validação de competências não formais e informais. Pretende-se também compreender de que forma é que estas provas transformaram o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências escolar num processo mais rigoroso e fidedigno. No que se refere à metodologia, a investigação desenvolveu-se em torno de uma abordagem qualitativa e interpretativa, centrada num estudo de caso, com recurso à análise estrutural da entrevista semiestruturada, à pesquisa documental e à observação. A narração desta investigação está estruturada em três capítulos distintos. O primeiro capítulo debruça-se sobre a revisão bibliográfica com enfoque no dispositivo do balanço de competências, enquanto metodologia privilegiada do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências. O segundo capítulo descreve a investigação realizada junto de um Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional. No último capítulo, é feita a discussão e análise dos resultados desta mesma investigação. Os resultados decorrentes da presente investigação permitiram-nos concluir que as provas de certificação vieram: (a) escolarizar o atual processo de reconhecimento, validação e certificação de competências; (b) a valoração quantitativa e percentual resultante da média das provas por área de competências-chave é excessiva face aos restantes mecanismos de avaliação; e (c) a fiabilidade e qualidade de qualquer processo é conferida pelo código ético e deontológico com que a equipa de educadores de adultos realiza o seu trabalho.
In analogy with the title, this study deals with the urgent need to understand the skills assessment metamorphoses over the sixty years of International Conferences on Adult Education and in the major nationwide Recognition, Validation and Accreditation governmental policies, with special focus on the New Opportunities Initiative and the actual lifelong guidance policy. Throughout this dissertation, it is our intention to understand whether the implementation of the current certification exams represents an improvement on the assessment instruments for the recognition and validation of non-formal and informal learning outcomes. It is also our concern to comprehend whether these certification exams have transformed the recognition, validation and certification school process into a more rigorous and reliable one. In regard to the methodology, the research was centred on a qualitative and interpretative case study approach, based on the semi-structured interviews content analysis, documental analysis, and observation. The present dissertation is divided into three distinct chapters. The first chapter focuses on the literature review regarding the skills assessment tool, as the privileged methodology of the recognition, validation and certification process. The second chapter describes the research developed within a Centre for Qualification and Professional Education. In the last chapter, we discuss and analyse the outcomes of this research. The study outcomes allowed us to conclude the actual certification exams: (a) transform the current recognition, validation and certification process into a scholastic one; (b) the certification exams quotation and their average are overestimated from a holistic point of view of the process; and (c) the reliability and quality of any recognition, validation and certification process depend on the adult educators/counsellors ethical and deontological code.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Educação de Adultos
Palavras-chave
Educação de adultos , Competências , Prova de certificação , Novas Oportunidades
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