Motivação para a prática e não prática do desporto escolar

Data
2016
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Resumo
Objetivou-se caracterizar uma pequena amostra de jovens, segundo as suas motivações para a prática e não prática do desporto escolar, tendo em conta o sexo e o ciclo escolar que frequentam. A amostra foi recolhida numa escola secundária da zona norte do país, tendo participado no estudo 98 alunos, de ambos os sexos, sendo 58 praticantes e os restantes 40 não praticantes. Os instrumentos utilizados foram o Questionário de Motivação para as Atividades Desportivas (QMAD) e o Inquérito de Motivações para a Ausência de Atividade Desportiva (IMAAD). Apesar de não terem sido detetadas diferenças significativas, os resultados evidenciaram como motivos mais importantes para a prática desportiva o desenvolvimento da tarefa e o estatuto social que essa mesma prática lhes promove e os menos importantes o prazer e a forma física. Relativamente aos jovens que não praticam desporto, os principais motivos para tal facto devem-se à falta de tempo e ao desinteresse pelo esforço físico. No geral, os motivos realçados por esta amostra não são os mesmos encontrados por outros estudos.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Desporto escolar , Motivação , Estágios pedagógicos
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