A importância das fichas formativas na aprendizagem do espanhol

Data
2017
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Resumo
O presente relatório é elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (Estágio) do Mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário. A principal intenção é apresentar e refletir, criticamente, sobre a importância das fichas/testes formativos no processo de aprendizagem do Espanhol. A prática desenvolveu-se na Escola Secundária de S. Pedro, em Vila Real. Assumindo a importância que, hoje em dia, a prevenção do insucesso escolar tem e que todos os alunos devam usufruir da mesma qualidade de ensino, importa, então, aplicar ferramentas para que este processo de ensino e aprendizagem se torne eficaz e efetivo. A prática da avaliação formativa e, consequentemente, a utilização das fichas formativas são aspetos chave para que se promovam condições pedagógicas e educativas com vista ao sucesso escolar dos alunos. As fichas formativas terão o papel principal na regulação das aprendizagens, em função das aprendizagens e das dificuldades diagnosticadas através desse instrumento de avaliação. Assim, o objetivo principal do relatório de estágio, para além de descrever e de refletir sobre a prática de ensino supervisionada, é apresentar definições do conceito de avaliação formativa, as suas funções (informação, feedback e regulação do processo de ensino e aprendizagem), as estratégias da prática desta avaliação, nomeadamente a avaliação formativa pontual e contínua. Dentro da avaliação formativa pontual, pretendemos refletir sobre a importância das fichas formativas utilizadas no estágio na aprendizagem do Espanhol. Apresentar-se-ão, ainda, algumas atividades desenvolvidas ao longo da prática pedagógica onde foram utilizadas as fichas formativas como instrumento de avaliação e de regulação do processo de aprendizagem.
This essay, submitted to the Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, is the result of a reflexive analysis of the Supervised Teaching Practice undertaken within the context of the Master in Teaching Portuguese and Spanish in Basic and Secondary School. Bearing in mind the importance of preventing students’ failure and guarantee that all the students have the same quality in what learning is concerned, it’s important to use and apply tools to improve, effectively and efficiently the teaching and learning process. Formative assessment and formative tests/worksheets are key aspects to improve pedagogic and learning conditions looking forward educational success. Formative assessment and formative tests/worksheets will have the main role in what teaching and learning process is concerned by regulating the teaching/learning process, attending to students’ difficulties and diagnose them. In this paper we highlight the formative assessment as a fundamental tool for an effective and efficient teaching and learning process, in order to get educational success. Thus, this essay aims to present definitions and vantages, suggested by several authors, related to the definition of formative assessment; functions (regulation, feedback, information); strategies (continuous formative assessment, formative tests/worksheets) in the teaching and learning of the Foreign Language/Spanish. We also bring forward some formative tests developed during the teaching practice in order to promote and regulate the evaluation process.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensino Básico e Secundário
Palavras-chave
Avaliação formativa , Língua espanhola , Ensino , Fichas formativas
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