Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10348/7373
Título: Universidade empreendedora: o caso das faculdades INTA no periodo 2011-2015
Autor: Rodrigues, Moses Haendel Melo
Orientador: Marques, Carla Susana da Encarnação
Fonseca, João José Saraiva da
Palavras-chave: Empreendedorismo
Ceará (Norte da Região Nordeste, Brasil)
Universidade empreendedora
Data: 2016
Resumo: O presente estudo teve por objetivo geral analisar de que modo as Faculdades INTA, Instituição de Educação Superior brasileira localizada na Cidade de Sobral no Estado do Ceará, promovem e apoiam o empreendedorismo. Ao objetivo geral corresponderam os objetivos objetivos específicos: avaliar como as faculdades INTA estão perseguindo a meta de se tornar uma Instituição de Educação Superior empreendedora e estabelecer uma ferramenta para ajudar as Instituição de Educação Superior brasileiras a perseguirem a meta de se tornarem empreendedoras. Para atender aos objetivos, o estudo analisou de que modo as Faculdades INTA promovem e apoiam o empreendedorismo desde 2011 até aos nossos dias, no âmbito de um processo de auto-avaliação no que diz respeito à meta de se tornar uma Instituição de Educação Superior (IES) empreendedora e estabelecer uma ferramenta para ajudar as IES brasileiras a perseguirem a meta de se tornarem empreendedoras. Considerando o subsidio do “Quadro orientador para universidades empreendedoras” publicado pela União Europeia e Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE) em 2012, o estudo no âmbito quantitativo envolveu a aplicação de questionário online aos órgãos dirigentes da IES e tratamento estatístico dos dados. Na vertente qualitativa, envolveu a realização de uma entrevista não-diretiva a dirigentes da IES e integrantes da comunidade onde esta se insere, bem como a análise de conteúdo. O estudo revelou que as Faculdades INTA contribuíram para o desenvolvimento do empreendedorismo em âmbito local e regional, pelo desenvolvimento de ações de empreendedorismo, envolvendo por um lado a criação de sinergias a partir do trabalho conjunto da comunidade acadêmica e por outro lado na consolidação de relações e parcerias sólidas e ativas com parceiros e colaboradores externos abrangendo o setor público, organizações regionais e locais, as PME, empresas, instituições educacionais e ex-alunos. O fomento ao empreendedorismo pela IES contempla também a disponibilização à comunidade acadêmica das condições necessárias para a sua atuação no que diz respeito a ações de empreendedorismo e a incubação de empresas, em cujo financiamento reinveste a receita gerada a partir das ações empreendedoras desenvolvidas. A IES deve tomar atenção no âmbito da internacionalização ao fomento a parcerias internacionais e ao recrutamento de colaboradores internacionais de acordo com as necessidades da instituição que possam promover uma cultura de empreendedorismo. Outro pormenor que deve merecer atenção é estimular que a avaliação das atividades da IES de fomento ao empreendedorismo realimente a reflexão e revisão da estratégia e missão da IES nesse domínio. Para atender ao segundo objetivo especifico, foi elaborada uma ferramenta sob a forma de questionário que atendendo aos referenciais teóricos da pesquisa, possibilitará às IES auto-avaliarem o seu desenvolvimento face à meta de se tornarem empreendedoras.
The gol of the present study was to analyze how INTA, a Brazilian Higher Education Institution, promote and support entrepreneurship. The research specific objectives to be: evaluate how INTA are pursuing the goal of becoming an Entrepreneurial Higher Education Institution and to establish a tool to help the Brazilian Higher Education Institutions pursue the goal of becoming entrepreneurs. The study examined how the INTA University promotes and supports the entrepreneurship since 2011 to the present day, as part of a process of self-assessment with regard to the goal of becoming an entrepreneurial University and establish a tool to help the Brazilians Universities pursue the goal of becoming entrepreneurial. Considering the subsidy of “A Guiding Framework for Entrepreneurial Universities” published by the European Union and Organization for Economic Co-operation and Development (OECD) in 2012, the quantitative study involved a questionaire online to the INTA agency leaders and statistical processing of data. Qualitative analysis involved a semi-structured the leaders of the IES and members of the community and content analysis. The study found that the INTA University contributed to the development of entrepreneurship at the local and regional level, development of entrepreneurship activities, involving on the one hand synergies from the set of the academic community work and furthermore the consolidation of relations and strong and active partnerships with partners and external collaborators covering the public sector, regional and local organizations, the SMEs, companies, educational institutions and former students. Fostering the entrepreneurship by the University also includes the availability to the academic community of the necessary conditions for its operations in respect of shares of entrepreneurship and business incubation, in which funding reinvests the generated revenue from the developed entrepreneurial activities. The University shall take attention in the context of internationalization to fostering international partnerships and international recruitment of employees according to the needs of the institution that can promote a culture of entrepreneurship. Another detail that deserves attention is to encourage that the evaluation of the activities of the University for entrepreneurship development, provides feedback reflection and review of the strategy and mission of the University in this area. To answer the second specific objective, a questionnaire created and was used, that, given the theoretical framework of research, it will allow the Universities to self-assess their development to fostering the entrepreneurship.
Descrição: Tese de Doutoramento em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10348/7373
Tipo de Documento: Tese de Doutoramento
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