Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/7382
Title: A atividade física e o cálculo mental: de que forma a atividade física influencia o desenvolvimento do cálculo mental: um estudo de caso numa escola do concelho de Vila Real e num clube desportivo da mesma zona geográfica
Authors: Silva, Carla Eduarda Vilaça da
Advisor: Aires, Ana Paula Florêncio
Aranha, Ágata Cristina Marques
Keywords: Atividade física
Matemática
Cálculo mental
Issue Date: 3-Mar-2017
Abstract: As dificuldades no cálculo mental é um flagelo que cada vez mais assola as nossas escolas. Várias são as razões apontadas para este insucesso. Apontamos também algumas tentativas de resposta a estas dificuldades. Este trabalho incidiu sobre uma amostra de 17 alunos de uma escola da cidade de Vila Real e 17 atletas de um clube de basquetebol oriundos da mesma região geográfica. Todos os participantes frequentavam o 5º ano de escolaridade, no entanto a sua idade variava entre os 10 e os 12 anos. Na realização das atividades desportivas, os alunos/atletas tinham de ser capazes de as realizar fisicamente, mas teriam também de realizar uma questão matemática, de cálculo mental. Depois de organizar os resultados, percebemos que há uma maior capacidade dos atletas (crianças que praticam regularmente desporto) para o cálculo mental do que os alunos (crianças que apenas realizam as atividades propostas nas aulas de educação física).
The difficulties in the mental calculus is a flagellation that is more and more present in our schools. There are several reasons pointed to justify this failure. We also point some options to answer to these difficulties. This work was based on a sample of 17 students from a school in the City of Vila Real and 17 athletes from a basketball team from the same geographical region. The whole sample was attending the 5th grade but they were 10 to 12 years old. During the Sports activities, the students had to be able to accomplish a mathematical question(related to mental calculus ). After we organized the results, we realized that there is a bigger capacity of the athletes (children that practise sports regularly) to develop the mental calculus than of the students (children that only accomplish activities suggested on the sports classes).
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10348/7382
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

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