Motivação, adaptação académica e hábitos de estudo em estudantes universitários: comparação entre tunantes e não tunantes

Data
2016
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A motivação que os estudantes apresentam para a realização das tarefas curriculares é um fator essencial para que possam levar as mesmas a cabo de modo a obter o sucesso académico que tanto desejam. Também a adaptação ao contexto académico poderá influenciar este sucesso, pelo que se torna essencial que o aluno se sinta adaptado ao meio em que se encontra. Neste meio, existe uma grande oferta de atividades extracurriculares que o aluno poderá experimentar. Entre elas encontra-se a que mais tradição apresenta dentro do mundo universitário. Referimo-nos à tuna académica, que acompanha a população universitária ao longo de gerações e que nunca foi objeto de estudo científico. A presente investigação tem como objetivo averiguar a influência da participação consistente de uma tuna académica sobre a motivação para o estudo e a adaptação ao contexto universitário. A amostra é constituída por 414 estudantes universitários com idades compreendidas entre os 18 e os 58 anos, encontrando-se dividida em 194 tunantes e 220 não tunantes. Para a recolha de dados recorreu-se ao Motivated Strategies of Learning Questionnaire e ao Questionário de Vivências Académicas. Os resultados apontam para uma influência apenas ao nível da motivação extrínseca e do valor da tarefa no que respeita à motivação. Em relação à adaptação ao contexto académico apenas se verificaram diferenças significativas na dimensão interpessoal. Através destes resultados, o presente estudo demonstrou a existência de muito poucas diferenças entre os grupos em análise, pelo que se crê que a frequência de uma tuna universitária não trará qualquer prejuízo no que refere às variáveis estudadas, podendo ainda trazer benefícios no que diz respeito à adaptação ao meio académico.
The motivation that the students had to carry out the curricular tasks is an essential factor so they can take the same cable in order to achieve academic success that they desire. Also the adaptation to academic context can influence this success, and it is therefore essential that students feel adapted to the environment in which it is. In this environment, there is a wide range of extracurricular activities that students can experience. Among them is the one that has tradition in the university world. We refer to the academic tuna, accompanying the university population over generations and that has never been object of scientific study. This research aims to investigate the influence of consistent participation of academic tuna on the motivation for the study and adaptation to university context. The sample consisted of 414 college students aged 18 to 58 years old, lying divided into 194 and 220 tunantes not tunantes. For data collection we appealed to the Motivated Strategies of Learning Questionnaire and Academic Experiences Questionnaire. The results indicate an influence only at the level of extrinsic motivation and task value with regard to motivation. With regard to adaptation to the academic context only in significant differences in the interpersonal dimension. Through these results, this study showed that there was very little difference between the groups analysed, so we believe that the frequency of a university tuna will not bring any harm for the variables studied, and may also bring benefits in terms of adaptation to academia.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação
Palavras-chave
Tunas académicas , Motivação , Adaptação académica , Estudantes universitários
Citação