Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/7423
Title: Estudo da coordenação motora dos alunos da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco-Vila Real: bateria de testes KTK
Authors: Rodrigues, Ana Catarina Gomes
Advisor: Aranha, Ágata Cristina Marques
Keywords: Educação física
Coordenação motora
Estágios pedagógicos
Issue Date: 20-Mar-2017
Abstract: Os propósitos deste estudo foram identificar a insuficiência coordenativa, verificar a existência de diferenças entre sexos e analisar as mudanças na capacidade de coordenação através da inclusão de exercícios coordenativos ao longo de uma Unidade Didática. Participaram neste estudo 112 crianças (58 rapazes e 54 raparigas), com idades compreendidas entre os 11 e os 14 anos (12,03 ±0,413). A coordenação motora foi avaliada através da bateria de testes Körperkoordination Test für Kinder (KTK), cujos testes são: equilíbrio à retaguarda (ER); saltos laterais (SL); saltos monopedais (SM); e transferência sobre plataformas (TP). O quociente motor (QM) de cada teste era consultado pelas tabelas do manual de acordo com a idade e o sexo. O somatório dos QM dos testes determinava o QMtotal. Foi aplicado o teste t para amostras independentes para comparação dos QM entre sexos, e foi realizado o teste-t para amostra emparelhadas para comparar as fases de pré e pósteste no grupo que realizou exercícios coordenativos. Verificou-se que a maioria das crianças situa-se no intervalo de perturbações na coordenação e insuficiência coordenativa. Do presente estudo concluiu-se que há diferenças significativas entre sexos no Teste SL e o Teste SM, tendo as raparigas resultados inferiores. Os resultados indicaram que as raparigas obtiveram melhor desempenho no Teste ER em relação aos rapazes. Os resultados sugerem também diferenças estatisticamente significativas nos testes SL, ER e QMtotal do pré-teste para o pós-teste. Através deste estudo evidenciou-se os benefícios da prática de educação física constatando a melhoria nos resultados dos QM do pré-teste para o pós-teste.
The purposes of this study were to identify the coordination deficit, to verify the differences between genders and to analyze the changes in coordination ability through the inclusion of coordinative exercises along a didatic unit. The study included 112 children (58 boys and 54 girls), with ages between 11 and 14 years old (12.03 ± 0,413). Motor coordination was evaluated by the battery “Körperkoordination Test für Kinder (KTK)”. These tests are: backward balance (ER); jumping sideways (SL); hopping on one leg (SM); and shifting platforms (TP). The motor quotient (QM) of each test was obtained by consulting the tables' guide according to age and gender. The sum of the QM scores determined the QMtotal. A ttest for independent samples was used to compare the QM and gender, and a t-test for paired samples was used to compare the pre and post-test phases from the group who performed coordinative exercises. It was verified that most of the children had a motor quotient score within the interval of coordination disorder and low coordination. From this study it is concluded that there are significant differences between gender in SL and SM tests, and the lowest scores were in the girls’ group. Results indicated that girls had higher scores than boys on ER test. These results also showed statistically significant differences from pre to post test scores in SL test, ER test and QMtotal, highlighting the benefits of physical education practice on the improvements from pre-test to post-test.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10348/7423
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

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