As artes na educação: teatro na terceira idade

Data
2017-03-21
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Este relatório aborda a influência que as artes provocam no desenvolvimento global do indivíduo, demonstrando os seus benefícios quando introduzidas na educação. O ser humano é, por si só, um ser naturalmente expressivo e a inclusão das expressões na educação não a tornam um método “meramente” educativo. As expressões contribuem para o desenvolvimento do individuo a nível físico, intelectual, psíquico, afetivo, moral e social, o que facilita o autoconhecimento e um desenvolvimento multifacetado. Pretende-se mostrar que estas características são universais a qualquer faixa etária. A terceira idade e o idoso ganham destaque neste relatório, na medida em que nesta fase da vida o idoso atravessa momentos de grande solidão que podem ser colmatados com atividades que a sociedade moderna dispõem. Evidencia-se o conceito de educação ao longo da vida, a contribuição das Universidades Séniores e a influência das artes, nomeadamente do teatro, na terceira idade. O importante é que o idoso experimente e se mantenha ativo e em teatro tudo é possível de ser experimentado. Em suma, este estudo ambiciona demonstrar diferentes abordagens sobre as artes na educação, as vantagens e fundamentos de uma educação expressiva – dando destaque ao teatro e às suas componentes educativas – e o impacto positivo que este tem na vida do idoso.
This report explains how the arts influence the individual global development, showing the benefits of its complement in education. The human being is, by it self, natural expressive so the introduction of those expressions in education doesn’t make it only as educative method.The expression contributes to the individual’s development not only in a physical way but also in its intelectual, psychic, affective, moral and social capacities that also helps in its selfknowledge. This project pretends to prove that this characteristics are common to every age groups and this report highlights old-aged people as the biggest benefiter of modern society activities to overcome loneliness. It’s pointed to the lifelong education concept, Senior University contributes and Arts influence to the elderly, in particularly the theatre. What really matters is that older people experience and stay active, and theater accepts all to be experienced. In short, this study aims to show different approaches of the arts in education, the advantages and fundamentals of an expressive education - highlighting the theater and its educational components - and the positive impact they have on elderly’s life.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Teatro
Palavras-chave
Educação , Teatro , Idosos
Citação