Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/7446
Title: Actividade e desenvolvimento profissional docente: análise sobre as experiências e trajecto percorrido
Authors: Esteves, Segisnando José
Advisor: Bastos, Ana Maria de Matos Ferreira
Keywords: Professores
Desenvolvimento profissional
Atividade profissional
Issue Date: 21-Mar-2017
Abstract: O presente relatório pretende descrever e refletir sobre a atividade docente desenvolvida ao longo da minha carreira profissional que teve início no ano letivo de 2006/2007, após a conclusão da Licenciatura em Professores do Ensino do 2º e 3º ciclos, variante Educação Física. Trata-se de um trabalho fundamentalmente reflexivo com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Considerando o desenvolvimento e enriquecimento da formação pessoal e profissional que tenho adquirido especialmente no estrangeiro nomeadamente em Inglaterra e em Espanha, senti a necessidade de ampliar e consolidar os meus conhecimentos através deste relatório reflexivo. Neste seguimento, desenvolvi esta descrição e análise a partir da análise do valor educativo do 1º Ciclo do Ensino Básico. Perante esta intenção, na organização deste trabalho, dei maior destaque à minha passagem pelas escolas onde leccionei no 1º Ciclo do Ensino Básico em Espanha e em Inglaterra. Assim, através de uma fundamentação teórica, foi possível apresentar a experiência vivenciada, distinguindo a identidade profissional, o conhecimento adquirido, as práticas letivas implementadas e vivências, incluindo as dificuldades encontradas. Portanto, é de salientar que todo o trabalho desenvolvido no âmbito do 1º Ciclo foi de grande pertinência, destacando-se o ano letivo de 2015/2016, porque tive a oportunidade de trabalhar em Espanha em dois Colégios Bilíngues. A oportunidade de lecionar e experiênciar diferentes realidades em várias escolas e dois países diferentes com realidades culturais bastante diversificadas, contribuíram para o meu crescimento e conhecimento profissional, levando-me a não me acomodar e a adaptar-me às novas exigências. Desta forma, através da realização deste trabalho, tive a oportunidade de questionar, analisar e refletir sobre as minhas práticas docentes, tirando ilações positivas, mas com a noção que nem sempre foi fácil.
This report documents my teaching activity, built-up throughout my professional career that began in the 2006/2007 school year, following the conclusion of my undergraduate course BA (Hons) in Physical Education. This work is presented in consideration for the Master's Degree (MA) in Education Teaching Primary Curriculum. Considering the progress and enrichment of personal and professional skills that I have acquired, primarily abroad in England and Spain, I felt that it was necessary to expand and solidify my knowledge through this reflective report. In this report I present reflection and analysis from my primary school experience, with great emphasis throughout on the schools where I taught the primary curriculum in Spain and England. Using a theoretical foundation, I will reflect on my work experience, skills enhancement, differentiate professional identity, and acknowledge new teaching practices with consideration to their implementation. Finally I will also include reflection with respect to the difficulties that I have encountered. The work I have developed in the academic years 2013-2016 across England and Spain, mostly in Primary schools, will be especially relevant. In particular, as a result of my previous experience, I have further had the opportunity to work in two Bilingual Schools in Spain. The opportunity to teach and to experience different settings in several schools and two different countries with dissimilar cultural habits, has undeniably improved my professional background, knowledge, experience and expertise. It further demonstrates that I am capable of adapting to different ways of living and routines, and can learn and improve quickly in order to meet new requirements within my profession, overcoming any obstacles that emerge. Thus, through this work, I had the opportunity to enquire, analyze and reflect on my teaching practice, taking positive outcomes, but with the perception that it was not always easy.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10348/7446
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_sjesteves.pdf900,24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.