Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10348/7449
Título: As tarefas de projeto no ensino e na aprendizagem da Matemática
Autor: Mendes, Cláudia Vieira
Orientador: Campos, Helena Maria Barros de
Palavras-chave: Tarefas
Metodologia
Trabalho de projeto
Educação pré-escolar
Ensino básico 1º ciclo
Data: 22-Mar-2017
Resumo: A Matemática é uma das mais antigas disciplinas escolares que se interliga com temas do dia-a-dia, ajudando a resolver problemas e surgindo de diferentes formas no quotidiano. Com as vivências diárias, as crianças constroem noções matemáticas instintivamente, através de experiências diversificadas facultadas pelo educador/professor, que coloca questões, facilitadoras da assimilação e da consolidação de conceitos. As tarefas são um ponto principal deste Relatório Final de Estágio, existindo uma multiplicidade que enriquece a aprendizagem dos alunos. Dependendo da sua dimensão, as tarefas podem ser um exercício, uma exploração, um problema, uma investigação ou um projeto. Os projetos são considerados uma tarefa de longa duração que exige pesquisa e organização, mas que motiva os alunos para as suas aprendizagens. Para a contextualização teórica, realizou-se uma revisão de literatura com base em autores de referência que sustentam, teoricamente, a temática da metodologia de projeto em contexto escolar. Descrevem-se, também, as tarefas desenvolvidas na Prática de Ensino Supervisionada (Estágio I e Estágio II), bem como propostas de tarefas de projeto, para possível aplicação em sala de aula, tanto em Educação Pré-Escolar como no 1.º Ciclo do Ensino Básico, que se pretende que sejam das ideias e desejos das crianças, cientes que tal prática proporcionará experiências conducentes a uma aprendizagem significativa.
Mathematics is one of the oldest school subjects that connects with day to day life, helping with the solution of problems and appearing in different forms in daily life. With daily experiences, children instinctively build mathematical notions through diversified experiences created by the educator/professor, that present question which make assimilation and consolidation of concepts easier. The tasks are a main point of this Final Internship Report, with an existing variety that enriches the students’ learning. Depending on its dimension, the tasks may be an exercise, an exploration, a problem, an investigation, or a project. The projects are considered a long duration task that requires research and organization, but also motivates the students to learn. For the theoretical contextualization, a literature review was performed with basis in authors that support, theoretically, the project thematic methodology in a school context. Also described are the tasks developed in the Practical Supervised Teaching (Internship I and Internship II), the proposed project tasks for a possible incorporation in a classroom, in Preschool Education as well as Elementary School, that will hopefully be of the liking and ideas of the children, being aware that such a practice will provide experiences that will lead to significant learning.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10348/7449
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:TD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
msc_cvmendes.pdf1,18 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.