Software dinâmico no ensino e na aprendizagem da Matemática: uma proposta de intervenção no 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico

Data
2017-03-27
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A tecnologia veio alterar, em grande medida, os hábitos e as rotinas da sociedade em todos os setores, incluindo no da educação, onde tem e continuará a ter uma grande influência. De facto, a popularidade e acessibilidade dos computadores, dos projetores multimédia, dos quadros interativos e todo tipo de gadgets, não podem deixar indiferentes os intervenientes do processo educativo. Com estes recursos podemos obter resultados muito eficazes no processo de aprendizagem dos alunos, uma vez que unindo-os a software e a tarefas disponibilizadas pelo professor, propiciam-se ambientes dinâmicos muito interessantes. O foco deste trabalho reside no software disponível para auxiliar os alunos no seu processo de aprendizagem na área da matemática, com mais ênfase na geometria, mostrando que existe uma grande variedade de programas de geometria dinâmica versáteis e com uma multiplicidade de funções e ferramentas. Com o objetivo de passar toda a teoria para uma vertente prática, surge um plano de intervenção com alguns exemplos de tarefas, que pensamos exequíveis em sala de aula utilizando software de geometria dinâmica.
The technology has changed the habits and routines of society in all sectors, including the education, where has and will have a major influence. In fact, the popularity and accessibility to computers, multimedia projectors, interactive frames and all kind of gadgets, can not leave indifferent the interveners of the educational process. With this resources we can get better results in the learning process of students, if implemented by the teacher provide us very interesting dynamic environments. The aim of this work consists in to organize the available software to help students in their learning process of geometric contents. To archive this goal we provide a large number of task included in a dynamic geometric environment, wich could be implemented in classroom.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Palavras-chave
Tecnologia , Software , Geometria dinâmica , Matemática , Ensino básico
Citação