Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10348/7470
Título: A relevância dos aspectos cognitivos sobre a integração corpo-mente- instrumento na arte musical: avaliação da percepção por profissionais, acadêmicos e estudantes de música no Brasil
Autor: Conceição, Maria Beatriz Licursi
Orientador: Silva, Levi Leonido Fernandes da
Elbert, Harlei
Palavras-chave: Música
Neurociências
Mente
Cognição musical
Performance musical
Data: 27-Mar-2017
Resumo: Considerando o corpo humano um consistente instrumento de comunicação, reconhecemos sê-lo dotado de habilidades instintivas e espontâneas, o que lhe faculta a capacidade de expressar-se artisticamente. Por esta razão julgamos ser importante desenvolver uma pesquisa salientando o estudo da neurociência em seus respectivos tópicos pertinentes à arte musical que está vinculada à integração corpo-mente-instrumento. Nossa formulação do problema faz uma consulta sobre a percepção dos músicos a respeito da relação entre os processos cognitivos, motivacionais e emocionais integrados corporalmente e a construção e resultado da performance musical. Portanto, nosso objetivo geral é avaliar as percepções dos músicos sobre o papel do corpo na execução musical, determinando o problema. Assim sendo, valorizamos a apreciação da relevância dos aspectos cognitivos sobre a integração corpo-mente-instrumento na arte musical sob a ótica de alunos e profissionais brasileiros a fim de obtermos distintas alumiações e considerações sobre o tema da pesquisa além de possivelmente trazer novas formas de percepção sobre o assunto. Foram aplicados questionários utilizando a escala Likert, questionário fechado, em conjunto com a abordagem qualitativa através do questionário de opiniões. Nossa hipótese geral é a de que encontra-se presente na percepção dos músicos desde a sua formação a ideia de que a performance musical é otimizada pela integração corpo-mente-instrumento. Mediante a aplicação do coeficiente alfa Cronbach, método aplicado no tratamento estatístico, constatamos que o questionário fechado estruturado por 30 questões, aplicado para a análise quantitativa, possui boa consistência interna. Para uma avaliação qualitativa, optou-se pelo método Bardin de análise de conteúdo para o questionário de opiniões. Música e Neurociências são interações multidisciplinares que possibilitam a ampliação de nossos horizontes em uma prática que integra profissionais. De acordo com a aprovação das dez hipóteses abordadas no questionário fechado e a análise do questionário de opiniões, parece estar claro que de fato os aspectos cognitivos são importantes para a integração corpo-mente-instrumento, na arte musical.
Considering the human body a consistent instrument of communication, we recognize it endowed with instinctive and spontaneous abilities, which enable it to express itself artistically. For this reason we deem important to develop a research highlighting the study of neuroscience in your respective topics related to musical art which is linked to the integration of body-mind-instrument. Our formulation of this problem formulates a query regarding the perception of musician in relation to cognitive, motivational and emotional processes integrated corporeally and the construction and result of the musical performance. Therefore, our objective is to evaluate the perceptions of musicians over the role of the body in the musical execution, determining the problem. With that in consideration, we value the importance of the cognitive aspects in regards to the integration of body-mind-instrument in musical art through the perspective of Brazilian students and professionals aiming to achieve distinct clarifications and considerations on the subject of the research while also possibly bringing forth new ways of perception on the subject. A closed survey utilizing the Likert scale were applied, alongside with a qualitative approach through an opinion survey. Our general hypothesis is that it finds itself present in the perception of the musicians since its conception the idea that the musical performance is optimized through the body-mind-instrument integration. Through the application of the Cronbach alpha coefficient, method applied in the statistical treatment of the data, we observe that the 30 question structured survey, applied for quantitative analysis, shows satisfactory internal consistency. For the qualitative evaluation of the opinion survey the Bardin method of analysis was used. Music and Neuroscience are multidisciplinary interactions that allow the amplification of our horizons in a practice that integrates professionals. According to the approval of the ten hypothesis covered in the closed survey and the qualitative analysis of the opinion survey, we observe an important interaction and correlation between the cognitive aspects and the body-mind-instrument integration in musical artistic expression.
Descrição: Tese de Doutoramento em Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10348/7470
Tipo de Documento: Tese de Doutoramento
Aparece nas colecções:TD - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
phd_mblconceição.pdf7,43 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.