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Title: O ensino de música e sua relação com a paisagem sonora como instrumento na construção de uma audição inteligente: reflexão sobre o conceito adorniano de indústria cultural na construção de conceito aplicável à educação musical
Authors: Silva, Marco Aurélio Aparecido da
Advisor: Silva, Levi Leonido Fernandes da
Keywords: Educação musical
Indústria cultural
Paisagem sonora
Audição inteligente
Issue Date: 2017
Abstract: Esta investigação científica trata da indissociável relação entre música e ambiente, entendendo que o Ensino de Música ocupa primordial lugar na relação entre poluição sonora e a falta da audição seletiva. Tivemos como objetivo geral, construir o conceito de Audição Inteligente, entendendo a relação entre Ensino de Música e Paisagem Sonora a partir do aporte teórico de Murray Schafer, a compreensão e análise da relação indústria cultural e meio social a partir do pensamento filosófico de Theodor Adorno e da análise do mapeamento de parte delimitada do ambiente sonoro de uma capital Brasileira. Estruturada em quatro capítulos onde buscamos sustentação para a construção do conceito chave desta investigação, a tese tem no capítulo I, sua introdução com a contextualização do estudo, apresentação da justificativa de escolha temática, finalidades, objetivos, limitações do estudo e estrutura da tese. No capítulo II, partimos ao enquadramento teórico, estabelecendo reflexão conceitual sobre música e produção musical em seu contexto históricosocial, análise do conceito adorniano de Indústria Cultural, entendimento do conceito de “Paisagem Sonora” e reflexão sobre o lugar a se constituir pelo educador musical, destacando o trabalho educacional de Villa-Lobos, no Brasil. No capítulo III, procedemos ao enquadramento metodológico da investigação. Observamos a caracterização dos sujeitos da amostra com descrição da população, amostra e recolha de dados. No capítulo IV, colocamo-nos à análise e discussão dos resultados com relato da pesquisa participante empreendida. Logo após, procedemos a conclusão geral da Tese apontando perspectivas futuras, referências e anexos. A Pesquisa Participante com paradigma qualitativo, constituiu-se como princípio metodológico adequado às nossas necessidades de investigação. Concluímos que o conceito de Audição Inteligente construído nesta pesquisa, tem fundamento, relevância e se traduz em profícuo caminho a ser utilizado pelos professores de educação musical.
This scientific research, deals with the inseparable relationship between music environment, understanding that music education takes a prominent place in the relationship between noise pollution and the lack of selective hearing. We had as main objective, to build the concept of Smart Hearing, understand this relationship between music education and soundscape from the theoretical framework of Murray Schafer, in the understanding and analysis of the culture industry and social environment, the understanding and analysis of the culture industry respect and social environment from the philosophical thought of Theodor Adorno and analysis of the specific part of mapping the sound of a Brazilian capital environment. Structured in four chapters, where we seek support for key concept of the construction of this research, thesis is chapter one, in his introduction to the contextualization, of the study presenting the justification, of choice thematic goals purposes limitations, of the study thesis structure. In chapter two, we set the theoretical framework, establishing conceptual reflection on music and music production in their social historical context, cultural industry concept Adorno’s analysis, understanding of the concept of soundscape and with reflection on the way to build a music educator highlighting educational work than Villa-Lobos, in Brazil. In chapter three, we proceed to the methodological framework of the research we observe the characterization of the subjects of the sample with description of the sample population and data collection. In chapter four, to put us to discuss analysis of the results with reports of participatory research undertaken. Soon after, proceeded to general conclusion of the thesis pointing future prospects bibliographic references and annexes. The research participant with qualitative paradigm was constituted as a methodological principle appropriate here to our research needs. We conclude that the concept of Smart Hearing built on this foundation research, has relevance and translates into fruitful path to be used for music education teachers.
Description: Tese de Doutoramento em Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10348/7471
Document Type: Doctoral Thesis
Appears in Collections:DEP - Teses de Doutoramento
TD - Teses de Doutoramento

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