Estudo da viabilidade da aplicação do Balanced Scorecard na administração pública: o caso da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas - Brasil

Data
2017-04-04
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Resumo
O acirramento da competitividade e o novo perfil do consumidor/cidadão, ocasionados em especial pela globalização e inovação tecnológica, obrigou as empresas a adaptarem-se ao novo contexto do mundo dos negócios, de modo a obter sucesso num mercado cada vez mais disputado. Técnicas administrativas e novas formas de gestão passaram a ser essenciais na construção de diferenciais para superar a competitividade. Assim, a estratégia, o planejamento estratégico e a gestão estratégica foram desenvolvidos como forma de garantir a sobrevivência das organizações frente a esse ambiente mutável. É nesse cenário que surge na iniciativa privada o Balanced Scorecard - BSC, desenvolvido no início dos anos 1990 e que se converteu, ao longo da sua aplicação nos últimos anos, como um mix de ferramenta, sistema e metodologia que vem auxiliando as organizações privadas em todo o mundo por meio de um conceito inovador ao compartimentar a estratégia em perspectivas interligadas numa relação de causa e efeito, considerando todos os elementos essenciais à organização, impulsionando a melhoria do desempenho organizacional. O sucesso do BSC levou a sua aplicação a ser testada na esfera pública, que também busca elevar seu desempenho, constantemente alvo de críticas por parte da sociedade em relação à qualidade dos serviços prestados à população. Kaplan e Norton, os criadores do BSC, sugerem a adaptação da metodologia do BSC à realidade da administração pública, com a realocação das suas perspectivas de forma a auxiliar na comunicação da estratégia e da Missão organizacionais, levando a instituição a atuar na consecução dos seus objetivos. A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas, Brasil, responsável por garantir a universalização do acesso à educação de qualidade no Estado de Alagoas, também busca a melhoria da qualidade dos seus serviços prestados à população, necessitando de iniciativas que elevem seu desempenho. Com o intuito de testar a viabilidade do uso do BSC na administração pública foi desenvolvido este estudo, direcionado especificamente ao processo de monitoramento de convênios celebrados entre a Secretaria e o Governo Federal, buscando assegurar a execução de 100% dos recursos conveniados, constatando sua aplicabilidade a partir das necessárias adequações metodológicas e da identificação das vantagens e dificuldades observadas durante sua implementação.
The worsening competitiveness and the new consumer/citizen profile, caused in particular by globalization and technological innovation, has forced companies to adapt to the new world of business, in order to succeed in an increasingly competitive market. Management techniques and new forms of management have become essential in building differential to overcome competitiveness. So the strategy, strategic planning and strategic management were developed in order to ensure the survival of organizations facing this changing environment. It is in this scenario that the Balanced Scorecard - BSC arises in the private sector, developed in the early 1990s and which has become, over its implementation in recent years as a mix of tool, system and methodology that has been helping private organizations worldwide through an innovative concept to compartmentalize the strategy perspectives linked in a cause and effect relationship, considering all the essentials to the organization, boosting organizational performance. The success of the BSC led to their application being tested in the public sphere, which also seeks to elevate their performance, constantly criticized by society regarding the quality of services provided to the population. Kaplan and Norton, the creators of the BSC, suggest the adaptation of the BSC methodology to the reality of public administration, with the relocation of its prospects in order to assist the communication of strategy and organizational mission, leading the institution to act in meeting its goals. The Ministry of Education and Sport in Alagoas, Brazil, responsible for ensuring universal access to quality education in the State of Alagoas also seeks to improve the quality of its services rendered to the population and is in need of initiatives that raise their performance. This study was developed in order to test the feasibility of the BSC within civil service, directed specifically to the monitoring process of agreements signed between the Ministry and the Federal Government, seeking to ensure the implementation of 100% of the insured resources, noting its applicability from the necessary methodological adjustments and the identification of the advantages and difficulties during its implementation.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Gestão
Palavras-chave
Administração pública , Estratégia de desenvolvimento , Alagoas (Brasil) , Gestão estratégica , Balanced Scorecard , Relação causa-efeito
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